Logo
Imprimir esta página

Cinco cuidados para um escoamento perfeito em área de piscinas

Cinco cuidados para um escoamento perfeito em área de piscinas

Especialista do Grupo Linear, companhia brasileira referência no desenvolvimento de ralos, destaca ações essenciais para manter o espaço funcional e seguro, sem abrir mão da decoração

O sonho de ter uma piscina em casa faz parte de muitas famílias brasileiras. Para se ter uma ideia, o país é o segundo do mundo que mais consome este item, segundo a Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas (ANAPP). Só em 2018 foram produzidas cerca de 100 mil unidades a mais do que no ano anterior, um crescimento de 4,3%.

Mas antes da diversão começar, é preciso levar em conta alguns cuidados estruturais para garantir segurança e funcionalidade ao espaço. E o ralo merece destaque no planejamento, de acordo com Regina Montandon, diretora executiva do Grupo Linear, empresa especializada no desenvolvimento deste item. “Umas das questões mais importantes em ambientes com piscinas ou decks é evitar o acúmulo de água parada, por diversos motivos. Além de contribuir para a proliferação de insetos transmissores de doenças como a dengue e a zika, por exemplo, ela pode causar acidentes, principalmente com crianças, que costumam correr e brincar no espaço”, destaca.

Para evitar incidentes, Regina lista cinco cuidados que garantem o escoamento perfeito do ambiente. Confira:

Cuidado dentro e fora: evitar acidentes começa com a escolha dos itens estruturais. Um ralo anti sucção precisa ser instalado no interior da piscina para evitar que os cabelos fiquem presos no dispositivo, por exemplo. Assim é possível realizar a vazão e limpeza sem comprometer a segurança. “Esse detalhe é imprescindível, pois hoje o afogamento é a segunda causa de morte de crianças no país. É algo muito sério, que deve constar no planejamento”, comenta.

Escoamento de ponta a ponta: a executiva do Grupo Linear reforça que um dos erros mais comuns na hora da construção do espaço da piscina é esquecer do escoamento nos arredores do produto. “É fundamental que toda a extensão seja contemplada com um ralo. Um exemplo de modelo que é bastante indicado para este local é o Infinity, da marca Elleve. Essa peça foi desenvolvida para ser instalada em todo o local, um perfil ao lado de outro, levando toda a água para um único ponto de saída, ou quantos sejam necessários. Assim, o consumidor acaba com pontos empoçados que são comuns quando há apenas um ou dois ralos aplicados”, indica.

Atenção à tampa: ambientes abertos são expostos a diversas condições climáticas, como sol constante. “Esse detalhe é muito importante, pois alguns materiais, quando superaquecidos, podem rachar e causar acidentes, como o plástico usado nos modelos comuns. Essa questão é bastante perigosa, principalmente para crianças, que costumam andar descalças no espaço da piscina. Então para este local, o ideal é escolher materiais duradouros e modelos ocultos, quando o ralo fica escondido sob o revestimento, realizando o escoamento pelas fendas laterais”, aconselha.

Lembre-se da limpeza: para evitar o comprometimento de vazão, é importante realizar a manutenção periódica dos ralos. “Opte por modelos que tenham diferenciais de segurança em relação ao escoamento. Para os modelos do Grupo Linear basta retirar a tampa da peça e higienizar a calha.”, diz Regina.

Seu ralo não precisa destoar da decoração: por fim, a especialista lembra que não é preciso abrir mão do decor para ter funcionalidade. “Há, atualmente, uma infinidade de modelos disponíveis para garantir que o ralo seja um componente da decoração ou até mesmo objeto de destaque. Tampas coloridas, modelos ocultos para maior discrição, peças em diversos tamanhos. Basta escolher o modelo que melhor se adapte à proposta do espaço. O importante é ter em mente que é possível ter qualidade e design, garantindo tranquilidade para o verão”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto