Logo
Imprimir esta página

Coletânea desvenda os marcos do recente projeto republicano brasileiro

Pesquisadores avaliam as causas da atual insatisfação generalizada diante da crise política, econômica e moral que o país enfrenta

As eleições municipais de 2020 se aproximam e a discussão sobre os últimos episódios políticos marcantes, incluindo da Operação Lava Jato às reformas propostas pelo governo federal, voltam a ficar em evidência. Em um cenário de polarização política cada vez mais acentuada e claras tendências de redução dos direitos construídos desde o retorno à democracia, assim como de desmonte das políticas setoriais que os efetivaram, a investigação do contexto que direcionou o país para o momento atual se torna essencial. É o que propõe o livro coletivo As políticas da política – Desigualdades e inclusão nos governos do PSDB e do PT, organizado por Marta Arretche, Eduardo Marques e Carlos Aurélio Pimenta de Faria, lançamento da Editora Unesp em parceria com o Centro de Estudos da Metrópole.

“No momento em que a reforma das políticas preconizadas pela Constituição de 1988 está no centro da agenda política, este livro é uma tentativa coletiva de compreender como o país chegou ao momento de crise econômica, corrupção generalizada e irresponsabilidade fiscal”, explicam os organizadores, para quem o livro proporciona uma detalhada análise sobre os percursos de construção das políticas que emolduram o Estado brasileiro no final da década de 2010. “O diferencial é a utilização de dados empíricos para examinar questões como a agenda de proteção social de diferentes partidos, as políticas de redistribuição de renda adotadas, a questão tributária e sua relação com a desigualdade social e econômica vivenciada nos dias de hoje."

A obra indica que ao mesmo tempo que o conjunto de direitos e as políticas construídas para garanti-los que chegou ao seu ápice desde nosso retorno ao regime democrático, ganharam centralidade no debate político vozes que defendem explicitamente agendas de desmontagem de direitos e de redução da proteção social. “As perspectivas civilizatórias de uma transição para a Nova República parecem ter se convertido em insatisfação generalizada diante de uma crise política, econômica e moral sem precedentes.” O momento para a análise dessas transformações não poderia ser mais oportuno e, ao fazê-lo com o devido rigor científico, este livro adensa os debates sobre nossas políticas e sobre a construção de ações equitativas e inclusivas pelo Estado brasileiro.

Sobre os organizadores – Marta Arretche é professora titular do Departamento de Ciência Política da USP e diretora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Eduardo Marques é doutor em Ciências Sociais (IFCH/Unicamp), professor titular do Departamento de Ciência Política (DCP/USP) e vice-coordenador do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Carlos Aurélio Pimenta de Faria é doutor em Ciência Política (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – Iuperj, 1997) e professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Título: As políticas da política – Desigualdades e inclusão nos governos do PSDB e do PT
Organizadores: Marta Arretche, Eduardo Marques e Carlos Aurélio Pimenta de Faria
Número de páginas: 487
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 78,00
ISBN: 978-85-393-0818-7


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto