Logo
Imprimir esta página

Energia distrital pode descarbonizar setor de aquecimento e refrigeração da UE

Novo relatório da Universidade de Aalborg, na Dinamarca, mostra como a União Europeia pode descarbonizar seu setor de aquecimento e resfriamento até 2050, combinando sistemas de aquecimento urbano com otimização da eficiência energética

O aquecimento e a refrigeração são responsáveis por 50% da demanda final de energia da União Europeia. Portanto, gerenciar esse setor é essencial para que a UE atinja sua meta de ser neutra em carbono até 2050. A energia distrital pode contribuir significativamente: de fato, se os estados membros da UE construírem um total de 21.500 novos sistemas de aquecimento urbano e os integrarem a sistemas de energia inteligente, o setor de aquecimento e refrigeração da União Europeia pode ser descarbonizado com boa relação custo-benefício até 2050.

Essa é apenas uma das principais conclusões de um novo relatório publicado pela Universidade de Aalborg, na Dinamarca. A economia de energia será substancial, diz o relatório - especialmente quando os sistemas de aquecimento urbano são combinados com o aperfeiçoamento da eficiência energética.

“As conclusões do relatório são uma notícia muito boa para nossos esforços para mitigar as mudanças climáticas. Agora, temos um roteiro concreto que descreve as ações necessárias para descarbonizar o aquecimento com a ajuda da energia distrital eficiente. A descarbonização não só é possível com as tecnologias que temos hoje, como também pode ser feita de uma maneira muito econômica se agirmos agora. E, como Danfoss, estamos prontos para ajudar a fazer isso acontecer com nossos produtos e soluções para tornar os sistemas de aquecimento urbano os mais eficientes possível em termos de energia”, diz Lars Tveen, presidente da Danfoss Heating.

O aquecimento urbano de baixa temperatura, por exemplo, pode contribuir com uma economia de até 120 Terawatt/hora por ano, uma quantidade igual à oferta combinada de aquecimento urbano na Alemanha e na Dinamarca atualmente. Nesses sistemas, a temperatura da água, alimentando residências e edifícios para fornecer calor, é de apenas 50°C em comparação com 70°C a 120°C nos sistemas tradicionais. Isso torna os sistemas mais eficientes e permite a integração de fontes de energia mais sustentáveis, como geotérmica ou calor residual. Em dinheiro, a economia será de bilhões de euros anualmente - mesmo quando for incluído o custo de construção dos sistemas de aquecimento urbano.

“As emissões líquidas zero na Europa são certamente alcançáveis técnica e economicamente. No entanto, exigem mudanças políticas na regulamentação. Nossa pesquisa mostra que precisamos de mais de 21.500 novos sistemas de aquecimento urbano na Europa e um investimento maciço de bilhões de euros em melhores edifícios até 2050. Espero que a nova Comissão com Ursula von der Leyen no comando faça com que os Sistemas Inteligentes de Energia acoplando redes de eletricidade, calor e gás sejam uma parte essencial do novo acordo ecológico da Europa”, diz Brian Vad Mathiesen, professor de planejamento de energia e sistemas de energia renovável da Universidade de Aalborg.

A Danfoss e a empresa francesa Engie patrocinaram o relatório publicado pela Universidade de Aalborg. O relatório aborda uma lacuna no conhecimento existente sobre como descarbonizar o setor de aquecimento e refrigeração da Europa. Leia mais sobre os resultados e descobertas no relatório publicado pela Universidade de Aalborg aqui: https://www.danfoss.com/en/about-danfoss/insights-for-tomorrow/district-energy/.

Em sistemas inteligentes de energia, é possível utilizar as sinergias entre diferentes setores, como eletricidade, aquecimento e transporte, para minimizar o uso de energia e permitir a integração de quotas mais altas de fontes de energia sustentáveis. A energia pode vir de fontes renováveis, como a solar e a eólica, da incineração de resíduos e do excesso de calor da indústria e assim por diante. O aquecimento urbano pode integrar e distribuir calor de todas essas fontes de maneira econômica e com baixo custo de energia.

A Danfoss fabrica uma ampla gama de produtos e soluções que ajudam a controlar e reduzir o uso de energia em sistemas e edifícios de aquecimento urbano, incluindo subestações, componentes de bombas de calor, trocadores de calor, equipamentos de monitoramento e válvulas.

Sobre a Danfoss

A Danfoss desenvolve tecnologias avançadas que nos permitem construir um amanhã melhor, mais inteligente e mais eficiente. Nas cidades em crescimento, asseguramos o fornecimento de alimentos frescos e o melhor conforto em nossas casas e escritórios, atendendo à necessidade de infraestrutura eficiente em energia, sistemas conectados e energia renovável integrada. Nossas soluções são usadas em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e máquinas móbeis. Nossa engenharia inovadora remonta a 1933 e hoje a Danfoss ocupa posições líderes no mercado, empregando mais de 28 mil e atendendo clientes em mais de 100 países. Somos uma empresa privada controlada pela família fundadora. Leia mais sobre nós em www.danfoss.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto