Brasil,

Como os conflitos no mundo refletem os conflitos que trazemos dentro de nós

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcelo Boero
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

De que forma o Reiki e a Meditação ajudam o ser humano e o reflexo em suas ações

A tradicional medicina oriental e suas variantes possuem muitas aplicações e valores. Entretanto poucos conhecem os benefícios que o Reiki traz para as pessoas. A técnica cada vez é mais procurada, mais ainda reserva alguns mistérios sobre suas aplicações.

De forma resumida, Reiki é uma terapia que auxilia no relaxamento e controle do stress. Considera-se que todo ser humano possui energia, e quando essa está baixa, a pessoa está propensa a adoecer e a outros inimigos externos.

Dessa forma, o Mestre em Reiki Luís Delgado* traz uma ligação entre os conflitos interiores de uma pessoa e seus atos, muitas vezes inpensados, que estas realizam em sua vida. Em grande escala como no conflito atual entre EUA e Irão, vemos o descompasso interior dos líderes de cada país transparecer em suas atitudes e depoimentos à imprensa. Vamos refletir...

Os caminhos para a paz passam por dentro de nós

Tranquilize-se, esta não é mais uma matéria sensacionalista para alarmar você a respeito de uma grande guerra, em vista do ocorrido com a autoridade iraniana e consequentes discursos de chefes de estado pelo mundo. Estou aqui justamente para incentivar você a cuidar da sua saúde mental, bem como demonstrar meios para lidar com isso sem que haja qualquer desequilíbrio emocional da sua parte, uma vez que, em meio ao desejo de informar, a grande mídia também tem suas intenções políticas e aspirações por audiência, muitas vezes sem qualquer responsabilidade com o impacto que isso causa no psicológico das pessoas.

Vou começar pelo caminho com que me dei melhor até hoje, o Reiki. Se você também é um mestre como eu, ou ao menos chegou ao nível 3A, sabe que há técnicas com as quais se pode tratar pessoas a distância. Um reikiano pode criar mentalmente a imagem de alguém entre as mãos e enviar a energia amorosa e curativa do Reiki para essa pessoa, com o consentimento da mesma, ainda que esta não esteja presente, ou sequer na mesma cidade. Muito bem, no nível 3A, o praticante recebe o que chamamos de frequência de multidão, podendo tratar sociedades, países, e até o planeta. E é nesse ponto em que você pode provocar mudanças de consciência no mundo. Como, além de pessoas e objetos, é possível o envio da energia para situações, o estudante pode mentalizar de modo reduzido nosso planeta entre as mãos e enviar energia para o mundo, através dessa pequena esfera azul que você imagina diante de si. Assim como, pode, de modo intencional, enviar Reiki especificamente para essa situação que toma conta das mídias, a fim de que tudo encontre uma resolução pacífica. Ao invés de imaginar entre as mãos uma forma reduzida, pode, antes de usar os símbolos, fazer três afirmações como, por exemplo: “Envio energia Reiki para a relação entre Irã e Estados Unidos, de modo que haja harmonia e paz na solução do conflito”.

Mas o Reiki não é o único caminho dentro da Holística, embora ele seja prático, simples e sem envolver desgaste emocional nos seus praticantes, existem ainda as famosas afirmações ligadas à energia de Saint-Germain, da chama violeta. E aqui não há iniciações, como no Reiki, qualquer um pode fazer. Pode-se imaginar o planeta Terra imerso em luz violeta, enquanto se tenta elevar os pensamentos e coração em direção a esse amado Mestre do qual se fala tanto nos últimos anos, aumentando assim a energia de paz e amor tão necessária nesse momento. Além dessa mentalização com a luz violeta, usar ainda as afirmações do “Eu sou”, tipo: “Eu sou a chama violeta intensificando a paz e as boas relações entre os países do mundo”; “Eu sou paz para o planeta agora”; entre outras que sua intuição trouxer. Essas práticas são simples e podem ser combinadas com outras.

As afirmações de Saint-Germain lembram em parte as práticas de oração porque criam esse contato com o mundo espiritual, com seres de luz, consciências elevadas. No entanto, pode-se perceber uma diferença no sentido de que, enquanto nas orações, em grande parte, o ato é o de pedir, no uso do “Eu sou” são feitas afirmações, posicionando-se no mundo, agindo, assumindo a natureza divina dentro de nós; com sua prática, exercemos nosso poder interno, aceitamos que há tremenda força e luz dentro de nós, sem comportamento de vítima, ou o sentimento de que se é inferior de alguma forma, não que isso seja sempre realidade nas orações. De qualquer forma, ambos são um método de ao menos lembrar que o mundo é bem mais amplo e que a vida se estende bem além do nosso mundo.

Por fim, a meditação também tem espaço em meio a tudo isso, mesmo sem dirigir a mente para esse conflito, mesmo sem ter de pensar numa solução ou mesmo manter a atenção em alguma imagem mental de paz. O caminho da meditação revela, sobretudo, que o mundo é um reflexo do ser humano – os conflitos que existem no ambiente externo continuarão enquanto houver conflitos em nós. Assim, a meditação – enquanto uma jornada de autoconhecimento em que a clareza mental cresce junto com a serenidade e compaixão dentro de nós, por levar à aceitação e transformação dos nossos dramas internos – encontrará eco no mundo; ou seja, quanto mais pessoas meditando, mais seres humanos encontrarão harmonia, soluções pacíficas, e a sociedade responderá de igual forma. Quanto mais calma mental, mais claramente se pode enxergar. As grandes manipulações de poder não podem tocar a alma de um meditador, de alguém que recorrentemente tem a coragem de transcender seus próprios medos, que busca entender sua ignorância, raiva... E, na dimensão individual, você não pode ser tocado – você pode meditar por um minuto e alguma transformação acontecerá. A sociedade é feita de indivíduos; se nós nos transformarmos, ela consequentemente acompanhará o fenômeno. Por isso a meditação também é um caminho para a paz, e o é independentemente de instituições, de governos, de dogmas e doutrinas. Por outro lado, esse caminho também mostra que preocupar-se, alardear o medo, pregar discursos de ódio... tudo isso apenas contribuirá negativamente para as questões mundiais, locais, ou mesmo individuais. O tempo que você desperdiça com medo, tentando defender alguma ideologia do modo mais racional possível, poderia ser usado com autoconhecimento, assim você também cuida da sua realidade, porque você é o mundo, e a sua vida é inteiramente da sua responsabilidade. Momentos de tensão, não importa o porte, lembram-nos disso. Aproveite este momento para encontrar paz dentro de si, e deixe que ela se irradie. Se cada pessoa puder desabrochar, o mundo se torna um belo jardim. Ame, e deixe o amor curar o mundo, revelando o quanto ele é belo.

* Luís Delgado é Mestre em Reiki e Karuna Reiki. Também é autor com 7 livros publicados e é sócio-correspondente da Academia Brasileira de Letras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar