Logo
Imprimir esta página

Cinco benefícios do uso da alta tecnologia na construção civil

Recursos como o Building Information Modeling (BIM) integram todas as áreas de um projeto e conferem agilidade em diversos segmentos, como o da construção civil - Crédito: divulgação/A.Yoshii Recursos como o Building Information Modeling (BIM) integram todas as áreas de um projeto e conferem agilidade em diversos segmentos, como o da construção civil - Crédito: divulgação/A.Yoshii

O Building Information Modeling (BIM) permite amplo controle e monitoramento de processos durante uma obra

Do projeto ao acabamento de uma obra, o Building Information Modeling (BIM), ou modelagem de dados de construção, já é uma realidade no Brasil. A tecnologia permite integrar todas as áreas envolvidas em um projeto numa única plataforma que reúne informações relativas às etapas produtivas, em um modelo tridimensional. Mas, de acordo com pesquisa conduzida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apenas 9,5% das construtoras brasileiras utilizam o BIM.

“Estamos sempre atentos aos desenvolvimentos de novas tecnologias, e procurando alternativas para aumentar o desempenho construtivo dos nossos empreendimentos. Com a utilização do sistema BIM, ganhamos agilidade nos projetos e na execução de nossas obras. Já realizamos experimentos com drones para levantamentos topográficos, análises de terreno e geração de modelos 3D”, conta o coordenador de projetos do Grupo A.Yoshii, Daniel Petrin. A construtora utiliza a tecnologia há seis anos em obras corporativas, e já está em fase avançada de implantação em seu segmento de empreendimentos residenciais de alto padrão.

Confira cinco benefícios ao utilizar a alta tecnologia na construção civil:

1) Facilita as tomadas de decisões, pois os projetos contêm vasta quantidade de informações. Permite visualizar antecipadamente pontos que seriam definidos apenas durante a obra, o que pode implicar em atrasos e custos extras;

2) Garante a transparência no processo de levantamento de dados quantitativos e de orçamentos;

3) Compatibiliza projetos de áreas distintas e permite o gerenciamento multidisciplinar, o que confere um estudo da melhor estratégia;

4) Permite que o cliente final acesse e tenha o controle do cronograma de trabalho, deixando o proprietário do imóvel ciente de como a obra está sendo realizada;

5) O modelo virtual gerado pelo BIM serve não só como suporte para a tomada de decisão ao longo da obra, mas também para ser utilizado na manutenção e operação durante seu ciclo de vida.

Grupo A.Yoshii

Fundado em 1965, o Grupo A.Yoshii construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba, e acaba de expandir sua atuação para a cidade de Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e interior de São Paulo, e pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto