Logo
Imprimir esta página

Especialista dá 4 dicas para melhorar produtividade na rotina do advogado neste início de ano

Além de organizar o fluxo de trabalho, utilizar a tecnologia pode fazer a diferença no atendimento ao cliente

Gerir o tempo é um processo que ainda precisa virar rotina dos profissionais do direito, departamentos jurídicos e nos escritórios de advocacia. A correria do dia a dia, aliada à necessidade de cumprimento de prazos, faz com que advogados autônomos e escritórios muitas vezes se percam na falta de organização. Priorizar uma estratégia de “arrumação” para a rotina é ainda mais fundamental neste início de ano.

Da organização da mesa de trabalho até o excesso de informação, o profissional do direito encontra diversos obstáculos para manter-se concentrado em sua rotina e precisa manter ou até mesmo aumentar a produtividade. “A rotina do profissional do direito é dinâmica. Quanto mais organizado ele estiver, mas conseguirá entregar um bom trabalho e otimizar seu tempo, tendo oportunidade para atender mais clientes. Para isso, a tecnologia tem sido uma forte aliada. Já existem diversas plataformas que ajudam a otimizar e automatizar essas tarefas rotineiras”, explica Renan Oliveira, especialista em Direito Previdenciário e cofundador do site Previdenciarista (https://previdenciarista.com/), site de consultoria especializada em Direito Previdenciário para advogados.

O especialista separou algumas dicas para otimizar o tempo de trabalho e a rotina do advogado neste início de ano. Confira:

Organize e controle o fluxo de trabalho

O advogado trabalha em cima dos prazos dos processos nos quais representa uma parte. Estabelecer prioridades do que deve ser concluído, colocar as tarefas mais difíceis como prioridade e utilizar listas, agendas, planilhas são alguns exemplos de organização. Uma dica também é investir na Técnica Pomodoro. A técnica consiste na divisão do trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos. Assim, é mais difícil perder o foco ou se desviar para tarefas menos importantes, como responder um e-mail ou atender uma ligação que pode ser retornada depois.

Utilize a tecnologia na gestão do tempo

Por falar em tecnologia, ela impactou – e continuará impactando - todos os setores. Com o Direito não é diferente. Hoje já é possível fazer acompanhamento online de processos, administrar a rotina dos escritórios de advocacia e também ter acesso a modelos de petições segundo a área de atuação, facilitando a rotina de trabalho e aumentando a produtividade.

O site Previdenciarista, por exemplo, está no mercado desde 2013 e já possui 9 mil clientes - advogados espalhados por todo o Brasil. A tecnologia pode resolver trabalhos braçais intermináveis do direito em poucas horas e até prever chances de uma ação ter sucesso na Justiça, automatizar etapas do trabalho, gerar petições pré preenchidas, feitas a partir de documentos dos clientes, como o Cadastro Nacional de Informações Sociais - CNIS do INSS, além de gerenciar processos internos do escritório para facilitar o trabalho em ações judiciais.

Mantenha contato constante com os clientes

O envio de relatórios para cada cliente é uma forma de comunicar o andamento dos trabalhos. Além disso, é uma alternativa para a otimização e melhor gerenciamento do tempo, já que para as duas partes, ligações e reuniões ficam desnecessárias após o acompanhamento.

Invista em especialização

As constantes modificações na legislação vigente são um desafio para qualquer advogado. Investir em cursos que possam atualizar seus conhecimentos são essenciais para o exercício da profissão e ajudam a manter e aumentar a sua rede de contatos, proporcionando condições para novas oportunidades. Lembre-se que estar organizado é fundamental na hora de atender clientes novos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto