Brasil,

DHL Global Connectedness Index: Globalização resistindo sob pressão

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafaela Mello
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Índice recuou discretamente em 2018, puxado pelos fracos fluxos de capital e em geral, o mundo está ainda mais conectado do que em qualquer momento da história

A DHL e a Escola de negócios NYU Stern divulgaram a atualização de 2019 do DHL Global Connectedness Index (GCI), que destaca os principais desenvolvimentos nos fluxos internacionais de capital, comércio, informações e pessoas. O novo relatório mostra que a redução dos fluxos internacionais de capital causou uma ligeira queda na conexão global em 2018. Entretanto, apesar dos grandes obstáculos na geopolítica global e no comércio, o GCI permaneceu próximo do recorde de 2017. O mundo permanece mais conectado do que em qualquer momento da história, sem sinais de uma grande reviravolta da globalização até agora.

"O intercâmbio internacional capacita pessoas e empresas de todo o mundo a colaborar e aproveitar novas oportunidades", comenta John Pearson, CEO da DHL Express. "Embora as atuais tensões geopolíticas possam prejudicar seriamente a conexão global, esta atualização de 2019 determina que a maioria dos fluxos internacionais permaneceu surpreendentemente resiliente até agora. Em última análise, o que estamos vendo hoje é a evolução da globalização, não seu declínio. Os tomadores de decisão precisam tomar cuidado para não ter uma reação exagerada à forte retórica ou manchetes."

Essa atualização do DHL Global Connectedness Index foi calculada com base em mais de 3,5 milhões de pontos de dados nos fluxos de país para país. Ele oferece cobertura completa de 2001 a 2018, juntamente com uma análise parcial do primeiro semestre de 2019. O relatório também apresenta um grande estudo no relacionamento comercial EUA-China, traçando o acentuado declínio no comércio entre os países, bem como um exame de alegações recentes de que a globalização está dando lugar à regionalização.

"Nossa análise não confirma uma forte tendência de regionalização. Em vez disso, vemos que a distância média pela qual os países comercializam se mantém constante desde 2012", explica Steven A. Altman, pesquisador sênior da Escola de negócios NYU Stern e principal autor do DHL Global Connectedness Index. "Embora as relações desgastantes entre as principais economias possam levar a um rompimento ao longo das linhas regionais, essa mudança ainda não aconteceu definitivamente."

Fluxos de comércio e capital: mais baixos, mas sem sinal de colapso

Como mostra a atualização do GCI, os fluxos comerciais continuaram se intensificando nos estágios iniciais da guerra comercial EUA-China em 2018. Entretanto, essa força não se estendeu até 2019. No primeiro semestre deste ano, a participação da produção global comercializada pelas fronteiras nacionais caiu. Provavelmente o crescimento do volume comercial permanecerá positivo este ano, mas não é esperado que ele acompanhe o crescimento do GDP. No entanto, as previsões atuais sugerem que a intensidade do comércio está no caminho certo apenas para um declínio modesto até 2020.

O capital foi o único pilar do índice que caiu em 2018. De fato, o recuo na conexão global foi inteiramente motivado pela redução dos fluxos internacionais de capital, especificamente o investimento direto estrangeiro (IDE) e o investimento em carteira. Embora os dados iniciais do fluxo de capital para 2019 sugiram alguma estabilização, uma recuperação robusta dessas métricas permanece indefinível. No entanto, grande parte da recente queda do IED ocorreu devido a mudanças na política tributária dos EUA, que levaram as multinacionais dos EUA a repatriar os ganhos mantidos no exterior. Isso sugere que os fundamentos podem ser mais fortes do que parecem, sem uma ampla retirada da globalização corporativa em andamento.

Informação global e fluxos de pessoas: ainda avançando

A globalização dos fluxos de informações continua progredindo, mas as medidas disponíveis apontam para uma possível desaceleração. Embora o crescimento das comunicações internacionais tenha ultrapassado em muito o crescimento das comunicações domésticas desde pelo menos o início dos anos 2000, dados recentes sugerem que agora ambos estão crescendo a taxas mais semelhantes. Os fluxos globais de pessoas também continuam a avançar. As viagens ao exterior de pessoas de economias emergentes e a liberalização de exigências de visto de turista deram um impulso significativo ao turismo internacional. Apesar das controvérsias de políticas públicas, a migração internacional também continua a crescer.

A atividade comercial doméstica ainda domina

Olhando para o futuro, a atualização de 2019 observa que todos os quatro fluxos medidos pelo DHL Global Connectedness Index - comércio, capital, informações e pessoas - enfrentam atualmente grandes obstáculos. Barreiras crescentes e incertezas sobre a abertura futura estão começando a assumir custos significativos. Ao mesmo tempo, uma pesquisa sobre as percepções da globalização revela que muitas pessoas não percebem o quão limitada é de fato a conexão global. Embora o mundo esteja mais conectado do que em qualquer outro momento da história, a maioria dos negócios ocorre mais dentro do que fora das fronteiras nacionais. O relatório destaca como essas percepções exageradas da globalização podem levar a decisões distorcidas nos negócios e uma subestimação do potencial significativo disponível de novos aumentos na conexão global.

Sobre a DHL

Grupo Deutsche Post DHL é a empresa líder mundial de logística. O Grupo conecta pessoas e mercados e é um facilitador do comércio global. Ela aspira ser a primeira escolha para clientes, funcionários e investidores em todo o mundo. O Grupo contribui para o mundo através de práticas comerciais responsáveis, cidadania corporativa e atividades ambientais. Até o ano de 2050, o Grupo Deutsche Post DHL pretende alcançar zero emissões na logística.

O Grupo Deutsche Post DHL abriga duas marcas fortes: Deutsche Post e DHL. O Deutsche Post é o principal provedor de serviços postais da Europa. A DHL oferece uma ampla variedade de serviços internacionais de serviço expresso, transporte de mercadorias e gerenciamento da cadeia de suprimentos, além de soluções de logística de comércio eletrônico. O Grupo Deutsche Post DHL emprega aproximadamente 550.000 pessoas em mais de 220 países e territórios em todo o mundo. O Grupo gerou receitas de mais de 61 bilhões de euros em 2018.

A empresa de logística para o mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar