Dicas Para Entrar no Mercado de Franchising

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thiago Garcia
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

CEO e fundador da Bio Mundo, Edmar Mothé, destaca as vantagens de investir em uma franquia consolidada e em constante expansão no Brasil

Os primeiros passos para abrir o próprio negócio são trabalhosos. Ter uma boa ideia não é suficiente para alcançar o sucesso. O caminho do empreendedor demanda muita pesquisa, testes para achar o formato perfeito, além de tempo e budget para colocar o planejamento em prática.

Começar um negócio do zero não é uma tarefa fácil. De acordo com um estudo realizado pelo Sebrae, os principais motivos que levam uma empresa a encerrar as atividades no primeiro ano de vida estão associados a falta de planejamento prévio. Dos negócios que fecharam, cerca de 39% não sabiam qual o capital de giro necessário para abrir o negócio, 33% não tinham informações sobre fornecedores, 55% não elaboraram plano de negócios.

Optar por abrir uma franquia é uma maneira de reduzir os riscos. Pesquisa apresentada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), registrou que o setor de franquias cresceu 6,1%, no 3º trimestre de 2019. Mantendo uma trajetória positiva no país.

O CEO e Fundador da Bio Mundo , Edmar Mothé, traz algumas dicas de como entrar no mercado de franchising. A rede é a que mais cresce no segmento no país e já alcançou mais de 80 lojas no Brasil em quatro anos.

PESQUISE O MERCADO

O mercado de franquias é muito extenso e com muitas opções de setores e modelos de negócios para investir. Entender quais são os segmentos em expansão, os formatos oferecidos que se adequam ao seu investimento inicial e como as franqueadoras dão suporte e estrutura aos franqueados, são questões que devem ser levantadas ainda na fase de pesquisa.

O CEO da Bio Mundo destaca que a pesquisa foi essencial para a criação e sucesso da marca. "O primeiro passo foi identificar que existia um espaço no mercado de produtos saudáveis na região, algo que já procurávamos no nosso dia a dia e não encontrávamos. Após isso, pesquisamos a melhor forma de estruturar a loja e nos basearmos em modelos que buscamos nos EUA e Europa, e estruturamos o melhor modelo para a venda a granel, que era o nosso objetivo", explica.

Ainda destaca a importância de ficar atento ao movimento do setor. "Estamos sempre pesquisando como está o mercado. Por exemplo, uma análise da agência Euromonitor prevê um crescimento médio de 4,41% ao ano no segmento de produtos saudáveis, até 2021. Este é o melhor momento para investir em uma franquia nesse ramo", comenta Mothé.

CONHEÇA O PRODUTO

Vestir a camisa não é apenas um discurso. Abrir uma franquia é entender a fundo como funciona os produtos e a estrutura da marca. Então aproveite o período de pesquisa para conhecer a empresa e escolher um setor que tenha afinidade. "Muitos dos nossos franqueados já eram consumidores da marca antes de decidirem investir na franquia, fomos a porta de entrada deles para o mundo do empreendimento. Alguns possuem mais de uma unidade atualmente", destaca Edmar.

ANALISE A EMPRESA

Descobrir se investir em uma empresa é uma boa ideia demanda uma análise completa da marca. "O caminho mais seguro é encontrar uma franquia que já esteja consolidada no mercado, tenha um padrão alto na qualidade de produtos, já dê lucro, tenha boas perspectivas para os próximos anos e ofereça um bom suporte para o franqueado", aconselha o empresário.

CONVERSE COM FRANQUEADOS

Compartilhar conhecimento é importante para o sucesso do negócio. Por esse motivo, encontrar franqueados das marcas para trocar experiências pode se tornar decisivo na hora de efetivar o investimento. "Essa é uma boa oportunidade de tirar dúvidas e sumir com as inseguranças. Eles já passaram pelos mesmos questionamentos e podem ajudar o futuro franqueado", comenta.

PLANEJE OS GASTOS DO NEGÓCIO

Uma das grandes vantagens de abrir uma franquia estruturada é receber informações dos custos com fornecedores e estoque, capital de giro, instalações da loja e gasto com funcionários, que ajudam o empresário economizar tempo na abertura do empreendimento e a diminuir os riscos de cometer gastos desnecessários.

"No segmento de alimentação, por exemplo, ter definido o custo com os itens em estoque é de extrema importância. Primeiro para não comprar em excesso e acontecer desperdício, já que temos que ficar sempre atentos com a validade e qualidade dos produtos. E segundo é para não comprar menos que o necessário, para não parar a atividade na loja", explica o CEO da Bio Mundo.

SELECIONE SUA EQUIPE

Construir a equipe é um ponto fundamental para o sucesso do empreendimento. Ter o suporte da franqueadora, não somente na hora de estruturar o plano de negócio, mas no momento de capacitar os funcionários é uma vantagem para o franqueado. "Entendemos que esse é um setor em que a rotatividade pode ser muito grande, por esse motivo é importante encontrar formas de motivar, por meio de campanhas de incentivo, e criar um bom ambiente", comenta Mothé.

Outra forma de motivar o funcionário é a capacitação constante do mesmo. "Na Bio Mundo fazemos treinamentos recorrentes de capacitação técnica e comercial, para que todos estejam preparados para atender o cliente com segurança", completa Mothé.

"Esse é o momento do empreendedor investir em um segmento que realmente acredita e queira colocar seus esforços. Os benefícios são para ambos. Com o crescimento da marca, o franqueado também cresce", completa Edmar Mothé.

Sobre a Bio Mundo

Fundada em 2015, na cidade de Brasília, a Bio Mundo nasceu para proporcionar a melhor experiência de compra para quem busca uma alimentação balanceada. Em sua variada gama de produtos as lojas oferecem itens sem glúten, sem lactose, diet, light, integrais, orgânicos, iogurtes, sucos, alimentos congelados e refrigerados e suplementos esportivos. Além da venda a granel de grãos, sementes, farinhas, frutas desidratadas, oleaginosas, chás e temperos. A Bio Mundo também conta com a linha exclusiva de encapsulados naturais, produtos desenvolvidos com criterioso padrão de qualidade, atendendo a diversos tipos e necessidades dos clientes, como repor nutrientes, manutenção e preservação da saúde. www.biomundo.com.br