Logo
Imprimir esta página

7 dicas para manter a casa sempre organizada

Manter a casa organizada fica fácil com o ajuste de alguns hábitos. Conheça 7 dicas simples para aplicar na sua rotina e manter os ambientes livres da bagunça.

Manter a casa em ordem é um verdadeiro desafio para muita gente. Ter um ambiente organizado vai além da função estética, colaborando para uma rotina mais funcional. Afinal, quem não gosta de encontrar facilmente o que precisa ou chegar em casa do trabalho e se deparar com um ambiente limpo? Por isso, confira 7 dicas para manter a casa sempre organizada!

1. Utilize potes para organizar itens pequenos

Um dos grandes vilões da organização são os itens pequenos, como chaves, moedas, cabos de equipamentos eletrônicos, clips e materiais de papelaria. Ainda que tenham tamanhos reduzidos, esses itens aumentam a sensação de bagunça. Para evitar a situação, conte com potes nas prateleiras e gavetas.

Existem no mercado diversas opções de compartimentos organizadores, mas mesmo os potes simples podem ser grandes aliados para um ambiente mais limpo. Muitas pessoas aproveitam as ofertas da revista Avon Moda & Casa para comprar esse tipo de pote por preços mais baratos. No catálogo do mês, o consumidor encontra modelos a partir de R$ 5 para colocar todos os itens miúdos em ordem.

2. Otimizando os espaços

Muitas vezes, os objetos ficam “jogados” pela casa por falta de análise e otimização dos espaços. Já pensou se as gavetas do seu armário estão com os itens dispostos de forma a ter melhor aproveitamento? E os espaços embaixo da cama ou em cima do guarda-roupa, podem ser utilizados?

É muito possível que com uma observação criteriosa dos itens que você tem em casa, você perceba que que há solução para que o ambiente tenha mais espaço. Um bom exemplo está na cozinha, que com prateleiras e ganchos móveis nos armários fica fácil ter uma organização mais funcional.

3. Lembre-se de conferir o cômodo antes de sair

Levar o prato de comida para o quarto ou o livro para a sala pode ser uma atitude comum, o problema é não devolve-los ao lugar de origem. Como uma bola de neve, é fácil transformar esses pequenos objetos em uma grande desordem em casa. A dica é: antes de sair de um cômodo, observe se tem algo que você pode levar consigo e colocar no lugar certo.

4. Arrume a cama ao acordar

Pode ser que sua mãe tenha dado orientações sobre arrumar a cama ao acordar que você não levou para a vida adulta, e se este for o caso, saiba que ela estava certa! Como a cama ocupa um bom espaço no quarto, ao deixa-la bagunçada todo o ambiente passa a sensação de desordem.

Para não ficar com preguiça, coloque o “arrumar a cama” entre as primeiras atividades do início do seu dia. Esse é o tipo de função que ocupa poucos minutos e faz toda a diferença, tanto para melhorar a mobilidade no ambiente quanto para a estética.

5.Divisórias nas gavetas

Seja para a gaveta dos banheiros com produtos de higiene, a gaveta de roupas íntimas do quarto ou a gaveta de utensílios domésticos para a cozinha, as divisórias são grandes aliadas para ganhar espaço e deixar tudo separado. Mas é sempre bom replicar a dica 3 para as gavetas: ao retirar um objeto do lugar, não o deixe espalhado pela casa! Devolva ao local certo!

6. Avalie novas compras

Fazer compras pode até ser divertido, mas novos itens podem significar ainda mais bagunça em casa, especialmente quando o produto em questão não era realmente necessário. Não é à toa que cerca de 82% das pessoas se arrependem de uma compra, segundo dados levantados pela Universidade de Cambridge.

A pesquisa ainda indicou quais os itens mais geram arrependimento, sendo os três primeiros roupas e sapatos, utensílios para casa e produtos de ginástica. Por isso, vale pensar bem antes de comprar qualquer coisa, seja para evitar a desordem em casa, ser mais ecológico e proteger o ambiente ou poupar dinheiro.

7. A regra dos 5 minutos

Para não deixar a bagunça tomar conta da casa, utilize a regra dos 5 minutos. Funciona assim: se você pode realizar uma atividade em menos de cinco minutos, não deixe para depois! Ao cumprir imediatamente uma tarefa, você evita esquecer ou acumular funções ao longo do dia, funções estas que vão tomar muito mais tempo juntos do que se fossem feitas na hora.

Para ter mais organização em casa não é necessário investir um bom dinheiro na compra de armários e organizadores. A verdade é que é possível manter a casa em ordem sem gastar tanto, especialmente com a mudança de hábitos de quem mora nacasa. Com um pouco de esforço, o desafio da organização vai ficar para trás.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto