Brasil,

Concrejato vai conduzir a restauração da sede do Iphan

Prédio, de 3 mil m2, contará com trabalho minucioso para garantir mais segurança e uma nova adequação de uso do espaço

A restauração da antiga sede da Companhia Docas de Santos, que desde 1986 abriga a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão responsável pela fiscalização, preservação e divulgação do patrimônio material e imaterial do país, será conduzida a partir de dezembro de 2019 pela Concrejato Engenharia.

Caberá a empresa, que é líder no mercado de recuperação de estruturas e de restauro de patrimônios, os serviços que envolvem a restauração e conservação das fachadas, das esquadrias, bens integrados, de pinturas parietais, além de modernização de elevadores, reforço estrutural, execução de instalações prediais e iluminação do prédio.

Esta será a maior intervenção em 111 anos da edificação, que soma 3.000m² de área construída e foi tombada pelo patrimônio histórico nacional em 1978, sendo considerada uma das mais requintadas de sua época.

A restauração terá um investimento de aproximadamente R$ 13 milhões e será financiada com os recursos do Fundo da Defesa de Direitos Difusos, do Programa de Trabalho da Justiça, Cidadania e Segurança Pública, que prevê investimentos até o ano de 2021 em obras de restauração e requalificação dos edifícios, incluindo reparos de infraestrutura, reforço de segurança contra incêndio e outras melhorias.

Com um trabalho minucioso para garantir mais segurança e uma nova adequação de uso do espaço, Fabricio Rocha, Superintendente Operacional da Concrejato Engenharia, explica o planejamento inicial da obra. “Realizaremos diversos testes e estudos para preservar a integridade do imóvel tombado que possibilitará a aplicação da melhor técnica de restauro e, assim, adequar o prédio para suas novas funções. Podemos ultrapassar até 50 pessoas envolvidas diretamente, e outras 50 indiretamente, somente nesta restauração nos períodos com maior concentração de serviços”, destacou.

“A restauração da sede do Iphan, órgão fundamental para a preservação do nosso patrimônio, acontece em um ano especial para a companhia, que além das obras emergenciais do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, também está iniciando os trabalhos da maior obra de patrimônio histórico no país com a recuperação e a modernização do Museu do Ipiranga, em São Paulo”, avalia Rommel Curzio, presidente da Concrejato Engenharia.

Sobre a Concrejato:

Pioneira na modernização de edificações históricas, a Concrejato é especializada na execução de serviços técnicos de revitalização, restauro do patrimônio histórico e arquitetônico, recuperação e reforço estrutural e obras especiais. A empresa atua em grandes obras de infraestrutura no Brasil, realizando a recuperação e reforço de pontes e viadutos, portos e aeroportos. Entre outros projetos, a Concrejato executou as restaurações do Theatro Municipal, da Catedral da Sé, Museu da Língua Portuguesa e do Museu do Futebol, em São Paulo, a revitalização do Museu de Arte do Rio – MAR, os restauros do Mosteiro de São Bento e Cine Palácio, a recuperação do Elevado do Joá e as obras emergenciais do Museu Nacional, no Rio de Janeiro. A companhia está iniciando os trabalhos da maior obra de patrimônio histórico com a recuperação e a modernização do Museu do Ipiranga.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS