Logo
Imprimir esta página

Empreendedorismo digital para jovens ganha fundamentação acadêmica em âmbito nacional

Após passar por uma triagem analítica de pesquisadores da área de educação, Desafio Jovem Inovador, de Ribeirão Preto (SP), acaba de ser chancelado como metodologia educativa em âmbito nacional. Projeto, também foi transformado em artigo cientifico e concorrerá com outros trabalhos das principais instituições de pesquisa e ensino do mundo

Ribeirão Preto (SP), 19 de dezembro – Após quatro meses de estudos, pesquisas e desenvolvimento, a primeira edição do Desafio Jovem Inovador chegou ao término no dia 7 de dezembro durante o Demoday, com a apresentação de soluções tecnológicas e inovadoras desenvolvidas por cerca de 20 jovens de escolas públicas e privadas de Ribeirão Preto. O projeto, encabeçado pela Kick! e com o apoio das empresas Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial Construtora e Incorporadora, ganhou notoriedade desde o seu lançamento e acaba de ser chancelado como metodologia educativa em âmbito nacional e, futuramente, visa ser reconhecido internacionalmente.

Os pesquisadores da área de desenvolvimento de tecnologias educacionais, Dra. Adriana Paula Fuzeto e Me. Paulo Afonso Franzon Manoel, atuaram como mentores do Jovem Inovador e também avaliaram o formato e como as metodologias de ensino foram empregadas. Segundo eles, após um estudo, o projeto foi comprovado cientificamente e reconhecido como método de desenvolvimento de várias competências e habilidades, recomendadas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). “O Jovem Inovador, comprovadamente, desenvolve as dez Competências Gerais da BNCC - tanto para o 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, quanto para os três anos do Ensino Médio”, explica a pesquisadora Adriana.

O resultado foi rápido, já na primeira execução do projeto: a metodologia utilizada para o ensino dos conceitos de empreendedorismo e a aplicação dos mesmos foi chancelada por meio de orientação científica de estudo e pesquisa. “Todos os métodos aplicados, desde o momento da seleção destes 20 jovens até o resultado, que foi a apresentação dos produtos desenvolvidos, foram avaliados por meio de critérios de uma análise de desempenho individual ao longo de cada etapa do processo”, explica a pesquisadora. Segundo ela, o passo a passo da metodologia aplicada para a validação e a consequente chancela do Desafio Jovem Inovador, podem ser encontrados nos artigos científicos que foram redigidos e enviados para avaliação em território nacional e internacional, em um congresso que ocorrerá na Flórida em março de 2020.

A pesquisadora explica que as metodologias empregadas isoladamente no Jovem Inovador são as mesmas que se encontram disponíveis no ramo acadêmico, porém o formato, o arranjo e a coerência com que foram executadas o tornam eficaz no desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos. “O projeto está colhendo resultados igualmente positivos junto ao mundo corporativo. Isso só reforça a eficiência da metodologia aplicada, que adequou processos do meio corporativo à linguagem acadêmica, originando um projeto que consegue transmitir a filosofia do empreendedorismo aos jovens, independente da faixa etária”, explica Paulo Afonso Franzon Manoel, também envolvido no trabalho de pesquisa.

De acordo com Adriana Fuzeto, todo projeto destinado ao mundo acadêmico deveria ser chancelado e validado por meio de pesquisas científicas, como foi realizado pelo Jovem Inovador. “Infelizmente, vemos no mercado educacional muita propaganda de métodos e produtos que prometem desenvolver competências e habilidades, mas na prática isso não ocorre. São projetos que se vendem, mas nunca passaram por um crivo analítico da academia”, relata.

Novos Rumos

Os pesquisadores Adriana Fuzeto e Paulo Afonso Franzon Manoel participarão no próximo ano de dois grandes congressos internacionais, onde apresentarão o Jovem Inovador. São ele: o COBENGE (Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia), realizado em setembro de 2020, e o CONEDU (Congresso Nacional de Educação), em outubro de 2020. Há ainda convites para a publicação internacional e nacional. “Entramos na fase de implantação junto a algumas instituições de ensino e estamos capacitando os professores que irão aplicá-lo. Existem também algumas empresas que se interessaram pelos propósitos do projeto e que estão capacitando seus funcionários para solucionar os problemas da própria empresa”, explica Franzon.

O projeto

O Desafio Jovem Inovador tem a proposta de incentivar a criação de um produto ou serviço inovador que ofereça melhoria na vida das pessoas. Nesta 1ª edição, o projeto reuniu 18 estudantes, apaixonados por tecnologia e inovação, na faixa etária de 13 a 18 anos, que tiraram sua ideia do papel, desenvolveram projetos inovadores e fizeram seus pitches para uma banca avaliadora formada por profissionais de comunicação, gestão de pessoas, inovação e tecnologia.

Durante os encontros, os alunos aprenderam como funciona uma startup, modelagem de negócios/Pitch/validação, MVP e comportamento do empreendedor, além de aprenderem na prática as principais ferramentas ágeis de inovação e empreendedorismo como Lean Startup e Design Thinking, através de desafios, criando uma proposta de ensino moderna, engajante e cativante. O grupo vencedor ganhou um cheque de R$ 1 mil e a oportunidade de apresentar seu projeto para outras empresas.

“Foi um período de grande aprendizado para os jovens e também para nós na organização de todos os processos, na escolha dos parceiros e dos temas que seriam abordados em cada encontro. Estamos muito felizes com as apresentações e as propostas finais de cada grupo”, finaliza Juliana Villas Boas, que encabeçou o Desafio Jovem Inovador e diretora da Kick!, junto com seu sócio, Thiago Fernandes

Para Adriana Bonemer, gestora de branding e comunicação do grupo Bild e Vitta, que também compôs a banca examinadora, os jovens participantes desenvolveram novas competências, com grandes possibilidades de ingressarem mais facilmente no mercado de trabalho. “Eles serão capazes de fazer uma transformação social se conseguirem multiplicar os conhecimentos que adquiriam entre os colegas da escola, do bairro, da comunidade que frequentam”, avalia.

O Jovem Inovador é organizado pela Kick!. Tem patrocínio da Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial Construtora e Incorporadora e conta com parceria das escolas Liceu Albert Sabin, Colégio Santa Úrsula, Ateneu Barão de Mauá, Anglo Ribeirão e Colégio FAAP Ribeirão Preto, além da Sevna Startups, Supera Parque de Inovação e Tecnologia, Piso – Polo Industrial de Software, Pontue – Plataforma Inteligente de Redação, Wizard Escola de Idiomas e Virazóm.

Sobre a Bild Desenvolvimento Imobiliário

Fundada em 2007, a Bild Desenvolvimento Imobiliário é uma incorporadora e construtora reconhecida pela capacidade de identificar grandes oportunidades no mercado imobiliário. É uma empresa com mais de 12 anos de atuação nas cidades de Ribeirão Preto, Bauru, Araraquara e Franca. Possui uma multiplicidade de empreendimentos residenciais, comerciais e hoteleiros, totalizando mais de 6.400 unidades lançadas e 3.500 clientes: são 37 empreendimentos lançados, destes 19 já foram entregues (incluindo dois hotéis).

Sobre a Vitta Residencial Construtora e Incorporadora

A construtora atua no mercado regional do Estado de São Paulo e tornou-se referência no setor imobiliário, com mais de 15 mil imóveis lançados nas cidades de Ribeirão Preto, Sertãozinho, Bauru, Araraquara, Piracicaba, Jaboticabal, Franca e Serrana. São quase 10 anos de construção de uma história de marca de valor, apoiados em inovação, competitividade e foco constante no cliente. A Vitta Residencial já entregou mais de 8 mil unidades neste período de atuação no mercado regional. Hoje, vem ampliando, de forma acelerada, seu desenvolvimento para manter-se como uma marca empregadora e em pleno ritmo de expansão pelo País. Para isso, conta com mais de 800 funcionários.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto