Brasil,

Como vencer a insegurança?

Como vencer a insegurança?

Ao falar em público, estar bem preparado e conhecer a si mesmo fazem toda a diferença

Falar em público é o pesadelo de muitos, mas também é uma arte que pode ser aperfeiçoada através do tempo e prática. Essa aversão muitas vezes é causada por timidez ou insegurança, características assumidas desde a pouca idade, mas que podem ser superadas.

Quem lida com suor ou tremor das mãos, postura corporal rígida, vícios de linguagem e batimentos cardíacos acelerados a cada vez que está na frente de um grande número de pessoas, claramente precisa vencer o medo.

“Existem técnicas e pequenas atitudes que, com o tempo, irão ajudá-lo a melhorar, e, quem sabe, se tornar um grande orador”, conta Sirley Maciel, analista comportamental e especialista em oratória.

Para começar, conhecer o ambiente e a si mesmo é algo muito importante. O ser humano se sente confortável estando em se próprio território. Se você irá se apresentar em um palco, faça dele a sua casa e lide com isso de forma individual. O autoconhecimento também irá diminuir a insegurança, pois terá mais controle de si mesmo, ciente de pontos fortes e fracos, assim como a melhor forma de demonstrar isso ao falar.

“Um dos principais truques para manter o controle é saber medir e manter sua respiração. Tenha o seu ritmo, não deixe o nervosismo ou a adrenalina te dominar”, aconselha Sirley.

Ao estar de frente para o público, tenha em mente que não é necessário ser sério o tempo todo. Use da empatia, do humor e do storytelling com naturalidade! O público se espelha em você, quando você apresenta o tema de forma tediosa, logicamente parecerá dessa maneira a quem assiste, já quando há paixão envolvida, eles irão se envolver com você.

“Por fim, esteja sempre bem preparado e pense positivo, isso faz muita diferença. A mente pode ser seu maior inimigo nesses momentos, então treine-a bem”, finaliza Sirley.

INTREPEDS – Instituto de Treinamento, Pesquisa e Desenvolvimento do Ser
Sirley Machado Maciel
Analista comportamental, terapeuta e escritora


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS