Empresário José Roberto Colnaghi, da GreenPlac, recebe prêmio da Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Izabella Arouca
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Mais nova fabricante de MDF do país trouxe tecnologia de ponta para o estado

O presidente do Conselho de Administração da Asperbras, José Roberto Colnaghi, recebeu, na segunda-feira (16), o prêmio Gran Colar do Mérito Industrial, concedido pela Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul). Foi durante a festa de 40 anos da entidade que o empresário foi reconhecido pelo investimento em Água Clara. A instalação da GreenPlac na cidade trouxe grande desenvolvimento para a região.

Já faz um ano que a indústria começou a produzir os painéis de MDF. A GreenPlac, instalada na pequena Água Clara (MS), de apenas 15 mil habitantes, mudou para melhor a vida da cidade, impulsionando a economia da região, gerando empregos e movimentando o mercado habitacional.

Produção

Neste início de atividades, a empresa já concluiu a meta de produzir 250 mil metros cúbicos de MDF por ano. Nas próximas etapas, a companhia pretende instalar uma nova linha de produção, que agregará entre 600 mil e 700 mil metros cúbicos do produto. A ampliação da produção já estava nos planos da companhia, que no seu projeto já foi desenhada para ter mais duas novas linhas.

Esse cuidado se estende a todas as fases da produção, que começa com o plantio de 12 mil hectares de eucalipto. O manejo dessas florestas é feito por uma equipe especializada. Após o corte, a madeira é beneficiada na fábrica que usa maquinário importado da Alemanha. Em Guarapuava (PR), uma usina de biomassa da Asperbras transforma os restos de madeira em energia limpa e renovável e, assim, gera créditos que retornam para a GreenPlac. Os recursos obtidos pela venda de eletricidade no Paraná permitem que a empresa contrate, no Mato Grosso do Sul, energia suficiente para manter a indústria em pleno funcionamento.

Para tornar toda a produção do MDF autossuficiente só faltava a resina. E em 2020 a GreenPlac terá sua própria unidade de produção de resina. As obras dessa unidade, que fica no mesmo terreno da fábrica, já estão adiantadas.

Greenplac investe na formação de pessoas

Atualmente, a GreenPlac emprega 350 colaboradores diretos, mas seu impacto na cadeia produtiva envolve também cerca de 500 empregos indiretos. A empresa atingiu rapidamente uma performance de produção com boa aceitação no mercado devido a um planejamento criterioso.

Destacam-se no processo a contratação de técnicos e engenheiros de diversas especialidades com experiência no segmento. Além disso, a companhia promoveu, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) o curso “Operador de Produção”, que contemplou cinco meses de aulas teóricas e dois meses de prática no ambiente industrial.

Sustentabilidade na produção de energia

A GreenPlac foi idealizada para funcionar a partir do uso do eucalipto de florestas plantadas pelo próprio grupo, em uma iniciativa que preserva o ambiente. A energia utilizada em seu processo produtivo também passou pelas preocupações da empresa. Simultaneamente ao início das atividades da fábrica, a Asperbras instalou uma usina termelétrica de biomassa em Guarapuava (PR). A unidade funciona a partir da queima de rejeitos da indústria madeireira da região. A energia limpa obtida nesse processo equivale ao que é utilizado na produção de MDF. A venda da eletricidade, no Paraná, permite à empresa contratar, no Mato Grosso do Sul, energia suficiente para o funcionamento da indústria.

Vale ressaltar que a empresa está em vias de obter a certificação FSC, selo verde mais reconhecido no mundo e emitido pelo Forest Stewardship Council. Ele garante que a madeira utilizada é oriunda de um processo produtivo manejado de forma ecologicamente adequada.

Além disso, a GreenPlac também já adiantou as tratativas para emissão do certificado CARB (California Air Resources Board), uma exigência para exportação para os Estados Unidos, que é concedido às empresas que atendem aos padrões de sustentabilidade durante o processo produtivo de painéis de madeira. Seu objetivo é comprovar a baixa emissão de formaldeído.

Grupo Asperbras

O Grupo, dos irmãos Francisco e José Roberto Colnaghi, começou sua história com o talento e a perseverança do pai Francisco Colnaghi que, em 1966, ao fundar uma empresa de implementos agrícolas em Penápolis, cidade do interior de São Paulo, deu a largada para o desenvolvimento de um grupo empresarial baseado no compromisso com a qualidade, dedicação em tempo integral e responsabilidade na prestação de serviços. Menos de vinte anos depois, a empresa já era reconhecida em todo o Brasil com a estratégia de investir na fabricação de tubos e conexões de PVC para irrigação agrícola, e de lá para os dias de hoje, a Asperbras se transformou em um dos mais importantes grupos empresariais brasileiros. Hoje, a Asperbras é reconhecida também por atuar nas áreas de engenharia industrial, gerenciamento e montagem de projetos industriais em diversos segmentos, na construção e incorporação imobiliária, e nos setores de alimentos, agronegócio, mineração e geração de energia. O Grupo mantém suas estruturas societárias nacionais e internacionais desvinculadas e independentes, atuando em quase todo Brasil e em três continentes, África, Europa e América do Sul. São mais de três mil profissionais que trabalham em programas, projetos e obras nos principais segmentos da economia mundial. Para o atendimento dos projetos de adução de água e esgoto no Norte e Nordeste, a Asperbras tem duas plantas industriais, sendo uma na Bahia e outra no Rio Grande do Norte. Nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul atua no segmento de Agronegócio.