Brasil,

As Lições (e Os Tropeços) do Flamengo Na Gestão

• Time Rubro-Negro vira exemplo de gestão de negócios que pode servir de reflexão para outras organizações

• Planejamento e continuidade do trabalho são fatores importantes para a conquista de bons resultados

No início deste ano, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu ao Flamengo o status de marca de Alto Renome, ou seja, nenhum novo estabelecimento comercial, de produto ou serviço, pode usar a marca do clube para a designação do seu negócio.

A marca, agora protegida, ficou ainda mais valiosa em 2019. O clube da Gávea conquistou três títulos -- estadual, Brasileirão e a Libertadores. Houve também contratações importantes, que incluem a do técnico português Jorge Jesus, e uma campanha institucional que mobilizou os torcedores e elevou os números tanto de público nos estádios quanto de renda para o Clube. Qual o ensinamento que o trabalho do Flamengo pode passar para gestores? Marco Aurélio de Sá Ribeiro, professor de gestão de operações da ESPM Rio, destaca a capacidade de planejamento e a continuidade da gestão.

Para entender melhor a transformação do Flamengo é preciso voltar alguns anos no tempo. Em 2013, o dirigente esportivo Eduardo Bandeira de Mello contratou a empresa de consultoria de gestão EY e estabeleceu ciclos a cumprir. O primeiro foi a Recuperação da Credibilidade, que incluiu profissionalizar a gestão, elevar receitas e pagar dívidas. O segundo foi o ciclo dos Investimentos (2016 -2018) e o terceiro, foi batizado de Virtuoso (2018 - 2020), se tornar o melhor time da América, concretizado, conquistar cinco torneios nacionais e chegar aos 20 maiores clubes do mundo em faturamento. "Um dos segredos do sucesso do Flamengo é a continuidade. O clube está com o seu segundo presidente, Rodolfo Landim, que segue com uma gestão mais profissional, mais austera e mais agressiva na geração de novas receitas para o clube", diz Ribeiro. "O Flamengo contratou diversos especialistas em áreas como marketing e financeira. E adotou regras da governança moderna, por meio do PROFUT, Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro, racionalizando suas dívidas tributárias e liberando caixa e recursos para a montagem do time e desenvolvimento de novos produtos e serviços."

O Flamengo é o clube mais vencedor do Brasil em 2019. Há muitas lições a serem aprendidas a partir de seu sucesso nos gramados. E há lições também a serem aprendidas a partir de uma de suas principais crises: a morte de 10 adolescentes no alojamento do centro de treinamento do clube em um incêndio ocorrido em fevereiro, com indícios de negligência na área de segurança. O incêndio e a morte de jovens atletas continuam a ser uma mancha na reputação de uma equipe que, até agora, ganhou quase tudo o que disputou.

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Diplomacia Corporativa e Economia Criativa. Seus 15 000 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 200 funcionários estão distribuídos em oito campi - quatro em São Paulo, dois no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM. Para isso, a instituição investe constantemente em novas metodologias de aprendizagem, tecnologias e infraestrutura.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::