Brasil,

Chocolates de qualidade precisam de controle de umidade

Se o assunto é doce, o primeiro produto que nos vem à mente é o chocolate. Na escala de preferência de consumo, ainda hoje, é o bombom que encabeça a lista, inclusive agora na época de Natal. São os preferidos das mulheres. Como presentes, ao lado das flores, são provas de que o romantismo não envelhece.

No Brasil, é crescente o número de docerias focadas especificamente na comercialização de chocolates, mas elas não chegam a fazer frente às redes de supermercados que são os maiores distribuidores do produto, ultrapassando a casa dos 70% de tudo o que se produz. Nos últimos anos houve um crescimento interessante de empresas que se dedicam exclusivamente a produção e comercialização do chocolate. O chocolate ao leite é o preferido de mais de 50% dos brasileiros. Entre as regiões do Brasil, é no Sul onde concentra-se o maior índice de consumo, seguido da região Sudeste. Há também um dado interessante: Brasília é famosa por ser a cidade onde mais se consome chocolate no Brasil. Durante o ano, a época de maior consumo do chocolate como se sabe é a páscoa, uma tradição que não se modificou com o passar dos anos.

Mas a importância do chocolate não se dá apenas pelo paladar. Ele reúne qualidades que certamente o elevam na categoria alimento saudável. Pode-se citar algumas propriedades marcantes do chocolate:

- importante no combate ao câncer, graças às suas propriedades antioxidantes;
- bom para o humor – agindo como uma espécie de relaxante, melhora o humor. Contém endorfina e dopamina.
- faz bem ao coração – contribui no controle da pressão arterial. Importantíssimo na gravidez, quando previne a elevação da pressão (eclâmpsia);
- ótimo na recuperação do desgaste físico;
- ajuda o emagrecimento, desde que consumido na forma e quantidade corretas;
- combate o colesterol – de ação antioxidante diminui a inflamação e acúmulo de gorduras;
- combate o envelhecimento – rico em vitamina A e B combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento;
- melhora a saúde cardiovascular. Diminui processos de coagulação; e,
- proporciona bem-estar.

No geral, o chocolate só traz benefícios, mas pode proporcionar também uma sensação estranha. É aquela em que se abre uma embalagem e depara-se com o chocolate todo manchado, todo esbranquiçado. Problemas mais conhecidos como fat bloom e sugar bloom. Difícil acreditar que não se está diante de um alimento vencido ou estragado. A grande responsável por esse acontecimento é a umidade em excesso que pode afetar o chocolate em todas as suas fases.

Na fase de produção, a umidade pode alterar, além da aparência, a qualidade do produto. Cuidados para evitar a umidade devem ser observados também no transporte, armazenamento e principalmente nos pontos de venda. A aplicação de desumidificadores para a integridade do chocolate é sempre a melhor solução e a garantia de que a sua qualidade vai ser mantida até o seu consumo. Mantendo o controle da umidade, o Desidrat inibe o surgimento de microrganismos, como fungos, responsáveis pela disseminação de bolor e mofo que destroem compostos orgânicos, como alimentos e outros.

Grandes indústrias e pequenos produtores já utilizam e aprovam a ação do Desidrat, como é o caso do Ricardo Leite, proprietário da loja Tonttulakki. Para garantir o sabor, a beleza de cada doce e ainda evitar prejuízos em seu negócio, ele investiu nos desumidificadores Desidrat.

Para saber mais sobre como evitar os danos causados pela umidade em excesso no chocolate, acesse o site: https://www.thermomatic.com.br/aplicacoes/desumidificadores-de-ar-auxiliam-na-prevencao-de-fat-bloom-e-sugar-bloom-nos-chocolates.html


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS