Brasil,

Ecofit lança aula de meditação zazen

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Lobo
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Exercitar-se é cuidar de si mesmo. E quando falamos de cuidado, estamos indo além da estética e da forma física. Estamos falando de cuidar da saúde não só do corpo, mas também da mente e da alma. Reforçando a sua proposta de focar no bem-estar dos alunos, a Ecofit Club lança uma nova modalidade de meditação: o zazen.

Popularizada no Brasil pela monja Coen Roshi, o zazen é uma prática ancestral zen budista, originada pelo próprio Buda há 2600 anos para atingir o nirvana, que é um estado de paz e tranquilidade. “Za” significa sentar-se; “zen” refere-se a um estado de meditação profunda e sutil. A finalidade do zazen é apenas sentar, com a mente aberta, sem se apegar aos pensamentos que fluem livremente.

Realizada pelo professor César Augusto Carvalho, a aula da Ecofit pretende ensinar aos alunos a base, o conceito, a filosofia e a disciplina dessa prática, a partir de exercícios de aquecimento de estruturas de tornozelo, joelho e quadril.

Entre as diferenças do zazen para outras técnicas, está a posição dos olhos, já que eles ficam entreabertos durante a prática. A ponta da língua deve ficar no céu da boca, atrás dos dentes da frente, e as mãos no mudra cósmico (costas dos dedos da mão esquerda repousando sobre os dedos da mão direita e a ponta dos polegares se tocando suavemente). “Esse conjunto fica pousado no baixo ventre, com os dedos mindinhos tocando a área embaixo do umbigo. Os olhos devem ficar angulados a 45 graus para baixo, focando o espaço no chão, recebendo absolutamente tudo que acontece, mantendo a atenção na estrutura de mãos e na contagem respiratória”, explica o professor.

Segundo César, entre os objetivos da aula, está desmistificar o que seria meditação pela prática do zazen, apresentando informações de cunho científico em relação ao que acontece no corpo da gente ao acessar um estado meditativo. “Procuramos trazer um estado de autoconhecimento, dando ferramentas ao aluno para que ele se reconheça, se observe, se entenda, entenda o funcionamento desse processo corpo-mente”, afirma.

Os benefícios da prática do zazen são muitos, como trabalhar disciplina, concentração, reconhecimento, autoconhecimento e relaxamento, diminuir os níveis de cortisol e de estresse e promover uma melhor capacidade de administração de problemas.

A aula zazen é oferecida na unidade Aclimação da Ecofit, tem duração de 45 minutos e é indicada para todas as pessoas.

Sobre a Ecofit

Inaugurada em 2005, a Academia Ecológica Ecofit surgiu com o objetivo de oferecer um novo conceito em qualidade de vida, melhorando o dia a dia das pessoas por meio da atividade física prazerosa.

A proposta da academia é desenvolver não apenas o bem-estar como também o comportamento sustentável dos alunos, praticando e promovendo ações ecológicas e contagiando aqueles que convivem em seu meio ambientalmente responsável.

Com infraestrutura completa, oferece mais de 100 atividades voltadas para todas as idades, apresentando programas desenvolvidos especialmente para bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Seu time de profissionais alia princípios e valores levados a sério às mais modernas práticas do mercado.

Construída com materiais reciclados, sua arquitetura diferenciada foi planejada para aproveitar a iluminação natural, gerar economia de energia e aproveitar a água da chuva, entre outras iniciativas que fazem da Ecofit um ambiente próprio para exercitar e relaxar corpo e mente.

Com a consolidação do seu modelo de negócios rentável, apresentando anualmente sólidos números de crescimento, criou um programa de franquias, com a idealização da Franquia Aclimação, inaugurada em agosto de 2017.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar