Brasil,

Coisas que você não sabia sobre roupa apertada na gravidez

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Peres
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

É um mito o que dizem sobre roupa justa na gestação? Vamos descobrir!

São tantos mitos e verdades (e palpites) que permeiam a gravidez, que uma mãe de primeira viagem se sente perdida diante de diversas dicas, formas de lidar com tantos sintomas, até como cuidar do seu bebê que ainda nem nasceu.

Mas, uma questão é senso comum durante a gravidez: não é recomendável o uso de roupas apertadas. Quer saber alguns dos males que esse hábito pode causar a você e ao seu bebê? Vamos conversar aqui sobre alguns deles, inclusive dando alguns exemplos.

É muito natural que durante a gravidez a mulher passe por alguns momentos de autoestima baixa, afinal de contas ela ainda está se adaptando a um novo corpo, com muitos hormônios interferindo o tempo todo no seu bem-estar.

E, também, existe o fato de querer continuar usando suas roupas o máximo possível, mas chega um momento, lá pelo segundo trimestre da gestação, que isso começa a se tornar um tanto quanto perigoso.

Existem casos mais extremos, claro, como gestantes que usam cintas modeladoras, talvez para amenizar o ganho de peso e até para esconder um pouco os efeitos da gravidez. Mas dependendo de quão apertada está, ela pode causar a compressão do útero, da bexiga e de artérias e veias importantes.

Isso pode causar complicações vasculares, inchaço e, em casos extremos, até a morte da mãe. Para o bebê, a compressão do útero pode ocasionar um parto prematuro ou dificultar a sua recepção de nutrientes e oxigênio pela placenta ou cordão umbilical.

Importante salientar que a própria gestante deve se questionar o por quê dela querer tanto comprimir sua barriga com uma cinta. Será que ela não está lidando bem com a gravidez? ,

Importante que a futura mãe olhe mais para ela, se cuide, procure ajuda de um profissional, se for o caso. Ela precisa estar bem para exercer sua função de mãe plenamente.

Além do mais, o estresse que a mãe sente faz com que uma série de hormônios sejam liberados, como adrenalina e cortisol, por exemplo. Eles são responsáveis por causar alterações físicas e psicológicas. Já é comprovado, por exemplo, que bebês de mães com gestações estressantes têm mais propensão à depressão, hiperatividade, déficit de aprendizado e mais. Mas a boa notícia é que um bom profissional poderá ajudá-la. Não hesite em pedir ajuda,

No entanto, na maioria das vezes, a vontade de usar roupas justas está relacionada tão somente porque a gestante simplesmente gosta e quer manter seu estilo.

Em 2015, a celebridade Kim Kardashian, casada com o cantor americano Kanye West, foi muito criticada por aparecer no seu reality do canal E! Keeping Up With The Kardashians, usando o mesmo tipo de roupa justa de quando não estava grávida.

Pelo seu grau de exposição, Kim acabou gerando discussões sobre o assunto, já que apareceu com sandálias de tiras que pressionavam muito seus pés inchados em decorrência da gestação. Uma mulher grávida com esse tipo de atitude pode ter dores, assaduras ou reações alérgicas ocasionadas por suas escolhas fashion.

O volume sanguíneo no corpo da mulher aumenta 60% durante a gestação e, por causa disso, ela retém mais líquido e fica mais inchada. Os pés são os principais afetados pelo inchaço. Mas, não precisa excluir o salto do seu look, só prefira saltos menores e quadrados, para ter mais apoio.

O sutiã e a calcinha também precisam respeitar o “novo” corpo da futura mamãe. Prefira uma roupa íntima de algodão já que o tecido permite a transpiração da região pélvica. Assim, evita sérios problemas como infecção de urina, corrimento vaginal e irritação da pele. O segredo é nunca deixar essa região úmida e abafada.

Os seios também merecem especial atenção, tendo em vista que tendem a aumentar na gestação, já se preparando para a amamentação. Assim, é melhor já começar a usar soutiens com maior sustentação, com alças mais largas (podem ser os soutiens que serão usados para amamentação) para dar um suporte maior para o busto.

Com relação às calças jeans, é melhor evitar as justas independente da gestação. Imagina na gestação!!! Mas se o “aperto” for só na barriga, você pode dar um jeito, sabia?
Roupas de gestante

A regra é clara: quanto mais confortável melhor. Atenção aos tecidos também, quanto mais leves e flexíveis, melhor. Nada que não permita a respiração da pele. Mas, como falamos anteriormente, a mulher precisa se sentir bem. E por muitos anos as pessoas foram acostumadas com a noção de que roupa de grávida tinha cara de roupa de gestante, old fashion.

Isso ficou no passado, hoje em dia já existem marcas como a Mammybelt que fornecem uma linha de moda gestante contemporânea e prática. Ninguém mais precisa perder o seu estilo próprio na gravidez.

Além das diversas opções de vestidos, blusas, regatas, saias e calças confeccionadas com tecidos confortáveis, que se ajustam e valorizam as formas da gestante, a marca comercializa também roupas para o período da amamentação.

E que podem, inclusive, ser usadas depois que o bebê pára de mamar. A ideia é que a gestante use as peças durante a gestação, amamentação e depois, na vida!!! Estamos em um momento em que o consumo consciente é uma necessidade. Não faz sentido comprar roupas para um curto período de tempo. Desta forma, a qualidade das peças também deve ser valorizada.

Falando em consumo consciente, sabia que a marca Mammybelt nasceu lá em 2011, com um só produto? O kit Mammybelt!!! A ideia veio quando a fundadora da marca queria usar seus próprios jeans durante a gestação, mas eles começaram a apertar na barriga. O Kit Mammybelt continua sendo o grande amor da marca. Ele permite que a gestante utilize suas calças e shorts jeans (ou afins) durante a gravidez. O kit extensor é composto por dois extensores que servem para fechar a calça, com botões ou colchetes. E ainda acompanha 3 faixas com cores básicas para cobrir o zíper que vai abrindo cada vez mais, te permitindo compor seu look de acordo com a cor da blusa ou da calça. Acessório indispensável que representou uma revolução da moda gestante no Brasil.

É como eles dizem, a barriga cresce e o seu guarda-roupas pode acompanhar. Simples assim!!!

Como evitar estrias e mudanças bruscas

Quando a gravidez é confirmada, é importante manter sua pele nutrida, hidratada e elástica. Caso contrário, é praticamente certo ter que lidar com o aparecimento de estrias na pele, mais comuns em regiões como peito, barriga e coxas.

Use com frequência cremes hidratantes e óleos ricos em Vitamina E, o ideal é que essa aplicação seja acompanhada de massagens nas áreas mais suscetíveis ao aparecimento das temidas estrias.

Feita regularmente, a massagem vai ajudar a melhorar a elasticidade da pele e ainda a ativar a circulação sanguínea nessas regiões. Para completar, coma alimentos ricos em Vitamina C, como as frutas cítricas e Vitamina E, como cereais integrais, óleos vegetais e sementes. Mas saiba que infelizmente, no caso das estrias, há um componente genético forte. Mas não desista: cuide-se!

É importante salientar: não faça nenhuma dieta visando não engordar demais na gravidez sem que o seu médico saiba. Só ele vai poder orientar o melhor para você, agir de forma independente pode colocar sua saúde em risco, e a de seu bebê. Ah! Também sempre consulte seu médico a respeito dos cremes e óleos que pretende usar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar