Brasil,

Empresas pró-LGBT atraem mais investimentos internacionais, aponta estudo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Frederico Cursino
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Relatório desenvolvido pelo BCG em parceria com a Open for Business traz diagnóstico inédito sobre o impacto financeiro das políticas de inclusão LGBT em mercados emergentes

A promoção da diversidade de gênero e orientação sexual é fator estratégico para a internacionalização de empresas sediadas em países emergentes. Em média, companhias alocadas nesses países e que defendem abertamente a causa LGBT atraem 20% mais recursos estrangeiros - tanto em investimentos quanto em vendas -, quando comparadas àquelas que não se envolvem com o tema. É o que aponta o novo estudo desenvolvido pelo Boston Consulting Group (BCG) em parceria com a Open For Business, que traz um diagnóstico inédito sobre o impacto financeiro das políticas de inclusão LGBT em mercados emergentes.

A conclusão do estudo - intitulado New Global Champions : Why the fastest growing companies from emerging markets are embracing LGBT+ inclusion - faz uma relação direta entre o posicionamento antidiscriminatório tomado pelas empresas e o aumento de sua atratividade perante o mercado global. Nele, o BCG também identificou que companhias que abraçaram explicitamente a diversidade LGBT jamais sofreram retaliação financeira - ou seja, suas receitas e lucros continuaram crescendo.

Mais companhias LGBT-friendly

A pesquisa analisou 96 companhias de 18 países de economias emergentes. Além do Brasil, participaram da mostra empresas sediadas em África do Sul, Argentina, Chile, China, Colômbia, Egito, Filipinas, Índia, Indonésia, Malásia, Marrocos, México, Nigéria, Quênia, Peru, Tailândia e Turquia - sendo que, destes, sete possuem leis de repressão à liberdade de orientação sexual. Com o objetivo de apurar apenas empresas com grande potencial de crescimento, a mostra adotou o seguinte critério de seleção: receitas anuais acima de US$ 1 bilhão - dos quais ao menos US$ 500 milhões ou 10% tenham origem internacional - e taxas de crescimento acima do PIB nacional e da média do setor. As companhias analisadas operam atualmente em 169 países, alcançando 99% da população mundial.

Numa comparação a levantamentos anteriores, o estudo constatou que a proporção de companhias pró-LGBT nesses países praticamente dobrou nos últimos quatro anos. Em 2015, 19% promoviam ações inclusivas; hoje, 37% seguem essa política.

Empresas familiares e de consumo à frente

Os setores com maior concentração de empresas LGBT-friendly são Consumo (57%); Tecnologia, Mídia e Telecomunicações (50%); e Metais & Mineração (38%). Empresas voltadas para o consumidor (B2C) também se mostram mais preocupadas - 56% abraçam a causa, contra 35% das B2B. Outro destaque são as empresas familiares, das quais 58% possuem políticas inclusivas; enquanto, entre as não-familiares, a proporção é de 32%.

"O estudo comprova que o posicionamento público contra a discriminação LGBT é um imperativo para empresas que pretendem se internacionalizar", ressalta Fleuri Arruda, principal do BCG Brasil. "Esperamos que isso ajude a encorajar mais companhias a adotar políticas semelhantes, como incluir a causa LGBT em sua estratégia de negócios. Essas empresas podem catalisar transformações sociais nas comunidades em que estão inseridas, especialmente em países onde LGBTs sofrem sérias limitações", acrescenta.

Fundador da Open For Business, Jon Miller destaca a importância dos dados publicados pelo estudo: "O ponto mais crítico do relatório é que ele foca em regiões onde o apoio à causa é ainda mais urgente. Muitas das companhias apuradas estão sendo progressivas nas questões LGBT, apesar de estarem sediadas em países onde a luta pelos direitos de inclusão permanecem um grande desafio", ressalta.

Confira a íntegra do estudo no link: http://open-for-business.org/new-global-champions

Sobre o Boston Consulting Group

O Boston Consulting Group atua em parceria com lideranças empresariais e sociais, ajudando-as a enfrentar os mais importantes desafios e capturar as melhores oportunidades. O BCG foi pioneiro em estratégia de negócios quando foi fundado, em 1963. Hoje, ajudamos nossos clientes com total transformação, inspirando mudanças complexas, permitindo o crescimento das organizações, construindo vantagem competitiva e gerando resultados de impacto.

Para ser bem-sucedidas, as organizações precisam combinar recursos digitais e humanos. Nossas equipes globais são pautadas pela diversidade e têm profundo conhecimento técnico-funcional em diferentes indústrias, além de múltiplas perspectivas que estimulam a mudança. O BCG ajuda a solucionar desafios por meio da prestação de serviços de consultoria estratégica de ponta, aliada à tecnologia, design, corporate e digital ventures - além de propósito de negócios. Trabalhamos com um modelo colaborativo único que gera resultados e permite a nossos clientes prosperar. Para mais informações, acesse http://www.bcg.com


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar