Brasil,

A criatividade é para todos?

A criatividade é para todos?

5 razões para promover a criatividade em sua empresa

Apple é uma empresa sinônimo de criatividade. É uma marca que incentivou outras pessoas a "pensarem diferentes" e realmente fez isso acontecer. Simplesmente ver o logotipo da Apple desperta a criatividade nas pessoas.

A criatividade nos negócios é um passo crucial que precisa ser priorizado pela liderança da empresa. Uma pesquisa realizada pela IBM com mais de 1.500 diretores executivos mostrou que a criatividade foi classificada como o fator número um para o sucesso dos negócios - acima da disciplina, integridade e até visão da gerência. Uma razão para isso é: os líderes criativos estão mais à vontade com a ambiguidade. E, à medida que as indústrias continuam evoluindo, as metas e prioridades de negócios precisarão mudar. Oito em cada 10 CEOs pesquisados ​​disseram esperar que seu setor se torne significativamente mais complexo.

“Por diversos fatores, nós estamos vendo mudanças no mundo que nenhuma outra geração viu. Conforme a velocidade de mudanças do mundo aumenta, as empresas buscam cada vez mais profissionais flexíveis, criativos e com facilidade de adaptação. E na contramão disso, ainda é muito comum ouvir pessoas falarem “eu não sou criativo”. E isso é um mito. Todos somos criativos. O que acontece é que muitas vezes a criatividade está “adormecida”. Por achar que não somos criativos, não encontramos novas soluções.”, explica Daniela Galhardo, especialista em comportamento humano e em treinamentos comportamentais, motivacionais e de comunicação na empresa Girasole Desenvolvimento Humano.

5 razões para promover a criatividade em sua empresa

É preciso estar aberto ao novo e deixar os pré-conceitos sobre o tema de lado. Deixar de acreditar que tudo só tem uma resposta certa, e buscar por novas possibilidades. Na hora de busca uma solução, que tal começar com “E se....”? Você pode ter grandes surpresas.

Entre as razões para promover a criatividade estão:

1. Recompense a criatividade

Nem toda ideia será um sucesso, mas grandes descobertas não ocorrerão se a empresa jogar com segurança. Os executivos precisam se sentir confortáveis ​​com o erro e dar aos funcionários a liberdade e a flexibilidade para experimentar e explorar novas oportunidades.

“Muitos acham que a criatividade é coisa só de artista, publicitário.... outro mito. A criatividade está em qualquer área, profissão, em todos os momentos da nossa vida. Ela serve para solução de problemas do dia a dia. Descobrir uma nova solução para um fluxo de pagamento de uma empresa por exemplo, que reduz tempo ou custo, é criatividade. Acredite!”, completa Daniela.

2. Acredite nas pessoas

Nem todo mundo acredita que é criativo, mas todos podem aprender ferramentas e técnicas para ser inovador.

3. Tente a abordagem "Sim, e ..."

Um método para estimular o brainstorming criativo é tentar uma técnica usada no teatro de improvisação: "Sim e ..." A abordagem incentiva as pessoas a desenvolver os pensamentos de seus colegas, primeiro concordando e depois acrescentando algo à discussão. Tirar o “não” da mesa garante que todas as ideias sejam ouvidas. Daniela ressalta que não vale ter ideias e avaliá-las ao mesmo tempo. Quem quer explorar novas ideias, não deve corrigi-las enquanto está pensando. “Primeiro criamos, depois criticamos – esse é um dos princípios de uma solução criativa.”.

4. Experimente horários flexíveis de trabalho

Nem todo mundo é adequado para a programação tradicional das nove às cinco. A oferta de acordos flexíveis, como a capacidade de trabalhar em casa, é conhecida por tornar os funcionários mais saudáveis, mais felizes e mais produtivos.

5. Dê aos funcionários tempo para recarregar

A criatividade também pode se esgotar, assim como as nossas energias. Os funcionários precisam de tempo para recuar e clicar no botão “atualizar”.

A criatividade se prestará a buscar soluções diferentes e pouco convencionais para problemas. Como tudo em que queremos aprimorar, a criatividade precisa de prática. Sair da zona de conforto e adotar o olhar criativo no dia a dia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS