Brasil,

Atletas amadores evitam riscos à saúde com programas clínicos voltados para público ‘fit’

Alta em modalidades esportivas impulsiona assistência de cardiologistas, educadores físicos e nutricionistas

Atleta profissional, esportista amador ou jogador de fim de semana. Não importa. A atividade física é fundamental e ser orientado por profissionais da saúde também. A administradora Daniela Monstans, de 44 anos, é ciclista amadora e participa de provas nesta modalidade. Ativa desde pequena, ela sofreu um infarto logo após um dos treinos para o campeonato. “Depois de me exercitar, estava em uma rodovia a caminho do trabalho quando comecei a sentir dores. Nunca imaginei que eu pudesse estar sofrendo um infarto”, diz Daniela, paciente do programa CardioFit do Hospital Samaritano Higienópolis e que, hoje, pratica sua atividade com segurança.

Os riscos de realizar exercício físico por conta própria variam de simples lesões a problemas mais graves como, por exemplo, de coração. Acostumado a acompanhar atletas profissionais, como lutadores de MMA, e também pessoas com rotinas comuns, o coordenador da cardiologia da unidade, Dr. Leandro Rubio, faz um paralelo entre esses dois perfis e os riscos aos quais estão expostos. “É interessante que indivíduos sedentários, principalmente caso sejam fumantes, tenham pressão ou colesterol altos, diabetes e história de doença cardíaca precoce na família, façam uma avaliação com profissionais de saúde antes de iniciarem a atividade física. Já para os atletas profissionais, o foco será mais direcionado para aumentar a sua performance e evitar lesões”, diz Rubio.

Para atender a demanda deste público, que é preocupado com a saúde e disposto a começar uma atividade, o programa CardioFit do Hospital Samaritano Higienópolis conta com uma equipe multidisciplinar que analisa desde o coração até a alimentação do paciente, preparando um plano de treino especializado. Composta por cardiologistas, nutricionistas e educadores físicos, o objetivo é mapear as condições deste atleta e prepará-lo. “Coletamos todas as informações sobre a rotina e histórico físico deste paciente, analisamos os exames que nos ajudam a rastrear os possíveis problemas, e acompanhamos esta evolução da saúde assim como a resposta do corpo dele após o treinamento”, diz o Dr. Ricardo Contesini, cardiologista do programa.

Um estudo do American College of Cardiology em 2009 descobriu que o risco de morte por correr uma maratona é de 0,8 a cada 100.000 pessoas. Apesar de não ser um fenômeno comum, a morte súbita durante corridas de longa distância começa a aparecer com a expansão do número de corredores que participam deste tipo de competição.

Além disso, a incidência anual estimada de morte súbita cardíaca em atletas varia de 1 em 50.000 a 1 em 200.000-300.000, segundo levantamento do Medscape. Um a cada 15.000 corredores recreativos, 1 a cada 50.000 corredores de maratona, e 1 a cada 100.000 atletas do ensino médio sofrem morte súbita cardíaca nos Estados Unidos.

Os cuidados com a saúde e com o corpo estão em alta. Além das maratonas, provas de ciclismo e esportes tradicionais, surgem tendências como o Crossfit e treinamentos funcionais. Mais do que estar pronto para começar uma das modalidades é preciso estar preparado. E isso, somente uma equipe de profissionais qualificados em um centro de excelência podem garantir.

Para mais informações sobre o serviço acesse www.samaritano.com.br

Sobre o Americas Serviços Médicos:

O Americas Serviços Médicos é um grupo médico-hospitalar composto por hospitais-referência e clínicas especializadas. Está presente em cinco estados brasileiros – Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte – e no Distrito Federal, totalizando mais de 2,6 mil leitos. O Americas Serviços Médicos faz parte do UnitedHealth Group Brasil. Para mais informações, acesse www.americasmed.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::