Brasil,

Acessibilidade: Como Um Teatro Pode Ser Mais Inclusivo Com Ajuda Da Tecnologia

Tradução em libras, legendas descritivas eletrônicas, programas em braile e audiodescrição de cenas ajudam deficientes visuais, auditivos e cognitivos a viverem nova experiência com a arte

Após consolidar o teatro no mercado cultural carioca, Luiz, André e João Guilherme, sócios do Teatro XP Investimentos, estão iniciando um projeto de comunicação e de democratização no acesso aos espetáculos. Os serviços são inéditos no Rio de Janeiro, e ainda pouco utilizados pelo país, e propicia acessibilidade de comunicação para deficientes visuais, auditivos e cognitivos nas montagens encenadas no espaço.

O teatro oferece a possibilidade em pelo menos duas sessões por mês. Tradução em libras, legendas descritivas eletrônicas, programas em braile e audiodescrição de cenas permitem que deficientes visuais, auditivos e cognitivos possam viver uma nova experiência na dramaturgia. Além disso, também é possível fazer o agendamento de visitas guiadas para que eles possam conhecer a cenografia dos espetáculos, permitindo uma conexão real desse público com a peça.

Além disso, a acessibilidade digital também foi levada em conta pelos empreendedores. O site do Teatro XP Investimentos conta com ferramentas de alto contraste, aumento de fonte, software para transformação de texto em áudio e o VLIBAS, um conjunto de mecanismos computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Essa última funcionalidade é capaz de tornar computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas.

O projeto de inclusão contempla também o preço dos bilhetes. O local oferece 10% de sua capacidade em entradas gratuitas para cada sessão e vende 30% dos ingressos a preços populares de até R﹩ 75,00 uma entrada (inteira). "Abrimos um espaço para todos e, acima de tudo, aqueles que amam a arte e a cultura. Nosso foco é a inclusão, e nunca excluir", declara Luiz Guilherme Niemeyer, um dos sócios do Teatro XP Investimentos.

Sobre o Teatro XP Investimentos
Três jovens cariocas, Luiz, André e João Guilherme tinham um sonho em comum: empreender na área cultural, mesmo em meio à crise financeira. Na contramão de alguns teatros que fecharam as portas, eles conseguiram patrocínio da empresa XP Investimentos para resgatar um espaço de arte que estava inutilizado havia dois anos no Jockey Club Brasileiro, na Gávea. A coragem rendeu frutos e, em agosto de 2017, nascia o Teatro XP Investimentos, com espetáculos de qualidade, estrutura de primeira qualidade e uma curadoria de excelência.

Serviço:
Endereço: Avenida Bartolomeu Mitre, 1110B, Gávea, Rio de Janeiro - RJ.
IG: @teatroxpinvestimentos

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Notícias ::

Mais Itens ::