Brasil, 17 de Janeiro de 2020

Brasileiro é eleito com o melhor cheeseburger da Espanha

Dado Lima, pioneiro do burger premium duplo na Espanha, CEO da franquia TORO Burger Lounge, ganhou no dia 4 de dezembro, o prêmio de melhor cheeseburger do país Ibérico, onde há alto consumo do produto. Ele estará na unidade do Brasil, na Vila Olímpia (SP) entre os dias 15/12 e 13/01

O consumo de hambúrguer mundo a fora é e gigantesco. Para se ter ideia, somente na cidade de São Paulo o consumo do produto foi de 575% na última década. E um dos motores para este crescimento vertiginoso foi a entrada dos hambúrgueres premium, ou gourmet, no mercado mundial.

Na Espanha, nada é muito diferente. Uma pesquisa, feita pela Unilever Food Solutions junto com a Federación Española de Hostelería (FEHR), mostrou que oito em cada dez espanhóis consomem hambúrguer fora de casa com frequência. Mas, sete em cada dez se preocupam mais com a qualidade e vão em busca de pratos gourmet. Tanto que de 2017 para 2018, o consumo aumentou 14 %, superando as 550 milhões de unidades, sendo em média 12 unidades per capita. Números que fazem do país um dos maiores consumidores mundiais de hambúrgueres.

Com isso, o brasileiro Dado Lima, CEO da rede de franquias TORO Burger Lounge, que conquistou o prêmio de melhor cheeseburger da Espanha pelo I Campeonato de España de Hamburguesas, com resultado divulgado dia 4 de dezembro, entra para o seleto grupo dos melhores burgers do mundo.

Anos atrás, o chef hamburgueiro deixou o Brasil por uma oportunidade de abrir sua hamburgueria na Espanha, precisamente na cidade de Marbella, localizada na província de Málaga, da comunidade autônoma da Andalucía. E por lá ele começou a fazer história oferecendo burger premium dos quais os espanhóis ainda não haviam experimentado, agregando elementos da culinária mundial e, claro, brasileira.

Com o passar do tempo, Dado ganhou notoriedade com o seu negócio e clientes fidelizados, de toda Espanha, que quando pensam em hambúrguer, muitas vezes cruzam o país e vão à TORO. E isso é muito representativo já que, segundo censo de 2018, a população da província de Málaga é maior que um 1.640 milhões de habitantes, o que faz dela a segunda maior da Andalucía e a sexta da Espanha.

I Campeonato Espanhol de Hamburguesas

A competição reuniu 101 estabelecimentos de toda Espanha e elegeu, por votação popular, o melhor hambúrguer do país, pelo site lamejorhamburguesa.com, que premiou as categorias Burger e Cheeseburger. Durante todo o mês de novembro a votação ocorreu por províncias, e os ganhadores de cada uma delas concorreram ao grande prêmio em uma final que aconteceu ao vivo em Madri, no dia 4 de dezembro, data na qual cinco consagrados chefs espanhóis decidiram quem foram os grandes campeões.

A TORO Burger cumpriu seu papel e foi para a final. Terminou a primeira fase não só em primeiro lugar de sua província, a Andaluzia, mas em segundo lugar no ranking geral dos 101 participantes. Feito que não parou por aí. Após uma ronda de provas às cegas, os jurados deram seus vereditos e o prêmio de melhor cheeseburger do país espanhol foi para as mãos do brasileiro. “É um feito espetacular. Nossos burgers são todos diferentes e originais. Foi tão difícil escolher um dos meus “filhos” que no fim resolvi criar algo inédito, o MAYA Burger, com pão brioche amanteigado, baconesa (nossa “mayonesa” de bacon), duplo bacon tostado, creamcheese da casa e cebola caramelizada em açúcar mascavo. Tudo isso debaixo de duas fatias de cheddar derretidas com cerveja Estrella Galicia Reserva 1906, patrocinadora do Campeonato. O resultado é uma fusão de sabores e texturas que se unem em uma coisa só. Eu sempre soube da minha capacidade em fazer algo extraordinariamente bom, por amar isso, e ser considerado o melhor da Espanha é muito gratificante”, festeja o brasileiro.

Vinda ao Brasil

Dado Lima é um brasileiro apaixonado pelo país e nunca deixa de voltar para visitar e cuidar de seus negócios. Entre os dias 16 de dezembro de 2019 e 21 de janeiro de 2020, ele estará no Brasil para receber todos os clientes que forem à TORO Brasil.

Aos amantes do prato, esta será a grande oportunidade de poder conversar e ser recebido pelo criador de um dos melhores hambúrgeres do mundo.

A TORO Brasil fica na rua Ribeirão Claro, 401 - Vila Olímpia, São Paulo (SP), que funciona diariamente das 11h às 23h.

Toro Burguer

Desde o início, a TORO presa por um atendimento apaixonante e a alta qualidade de seus produtos, tendo como premissa oferecer um burger que o cliente jamais tenha comido.

A TORO possui 15 burgers autorais, mas os clientes podem montar seus pedidos como quiserem. “Isso entra em nosso terceiro pilar que é a personalização. O cliente pode criar seu burger do jeito que quiser, escolhendo o pão, a carne, o queijo, o molho, e o que mais ele desejar. Anotamos, precificamos e fazemos. Assim os clientes se sentem parte do todo”, mostra Dado.

Esta liberdade do cliente decidir o que vai comer, abriu as portas da criatividade do chef que ousou criar novos hambúrgeres baseado na tendência observada nos pedidos de seus clientes. “O nosso burger carro-chefe, o Toro, é duplo, e por isso as pessoas começaram a pedir outros burgers do cardápio, porém duplos. Com esta demanda acabei criando o Búffalo Burger, que é triplo. Hoje, acredite você, as pessoas pedem qualquer outro burger da carta, só que triplo”, comenta.

De todos eles, 14 são fixos e com nome de cidades ou de pontos turísticos famosos. O décimo quinto é o “Burger do Mês”, no qual Dado pode inovar constantemente trazendo coisas do momento e também provando coisas novas. “Recentemente fizemos o Jamaica Burger, que levava nosso blend 100% bovino, duplo cheddar inglês, duplo bacon tostado, guacamole e cebola crispy. O sucesso foi tamanho que tivemos que incluí-lo no cardápio.", relembra.

Com cardápio e influencias de ingredientes mundiais, a primeira premissa da Toro Burger é ser o melhor hambúrguer que a pessoa já comeu. “Usando a criatividade e ingredientes que não são encontram na concorrência, nossos clientes comem um burger exclusivo, que não encontram em outro lugar”, aponta.

Franquia brasileira

A TORO Brasil foi inaugura em julho de 2018 seguindo o mesmo padrão da matriz espanhola, porém com alguns itens especiais. “A TORO Espanha não tem a proposta de ser um restaurante de culinária brasileira, apesar de itens no cardápio que enaltecem nossas raízes, como nosso Shake de Caipirinha, Sundae de Brigadeiro, Cheesecake de Brigadeiro, Burger Copacabana e o Burger Bonito (com mandioca palha frita). A proposta, ao contrário, sempre foi fazer hambúrgueres com sabores dos quatro cantos do mundo. A TORO do Brasil é muito mais uma experiência gastronômica internacional do que brasileira, pois a maior parte do seu cardápio é baseada no cardápio da Europa”, indica o chef.

Segundo Dado, o cardápio da TORO Brasil tem 70% de seus burgers idênticos ao da matriz e 30% com criações para o público brasileiro. “A unidade em São Paulo tem estilo arquitetônico e decoração interna diferentes, menos praiana, mas há a atmosfera e cardápio reproduzidos fielmente da nossa matriz. Os lanches foram replicados à perfeição no Brasil e a outra parte da carta espanhola foi substituída por lanches para o gosto brasileiro, como os lanches São Paulo (três queijos, bacon e mel), o Bonito (mini omelete três queijos, creamcheese e mandioca palha frita) e o Fernando de Noronha (rúcula, tomate chapeado, catupiry e farofa de bacon)”, conta

Dado revela que a unidade já gera lucro para o franqueado, porém, o mais importante, foi o retorno da marca. “Poder abrir a primeira unidade de franquia e ainda fora da Espanha é um excelente retorno branding, além de ter dado vida ao projeto no Brasil”.

O projeto de expansão no Brasil tem como regiões prioritárias as grandes capitais do Sul e Sudeste. “Mas o Brasil inteiro é bem-vindo. Onde tiver interesse nós vamos, se for identificado o mercado consumidor, estaremos lá”, confessa o empresário.

E como perfil de franqueado, Dado não esconde o jogo e revela que a pessoa, além de ter que estar presente na operação, precisa gostar de gente. “A TORO tem como lema We don’t make Burgers. We make Friends (Nós não fazemos hambúrgueres. Nós fazemos amigos) e levamos muito a sério esse ponto. Recebemos cada cliente com um aperto de mão sincero e não medimos esforços para que ele se sinta em casa. Precisamos de um franqueado que esteja na operação, para garantir esse atendimento genuíno. Além disso, é essencial que seja uma pessoa do bem, adepta a causas sociais, que se preocupa com o próximo, com quem está passando fome e dificuldades, que não está alheia às mazelas do mundo e que enxergue o próximo como um irmão”, conclui Dado.

Publicidade

Notícias ::