Brasil,

Websérie retrata turismo de base comunitária na Amazônia

Parque Nacional de Anavilhanas é considerado o segundo maior arquipélago fluvial do mundo - Créditos: Duda Menegassi Parque Nacional de Anavilhanas é considerado o segundo maior arquipélago fluvial do mundo - Créditos: Duda Menegassi

Último episódio da 5ª temporada da websérie Pé no Parque vai ao ar nesta quarta-feira (11), destacando a importância do turismo para a conservação da biodiversidade no Parque Nacional de Anavilhanas

O turismo em áreas naturais e a importância de conservar a natureza são os principais aspectos retratados no quarto e último episódio da 5ª temporada do Pé no Parque, movimento que busca estimular o turismo em áreas de proteção ambiental a partir de produtos audiovisuais. A temporada se passa no Parque Nacional de Anavilhanas, no Amazonas e o último capítulo será lançado nesta quarta-feira (11/12), no site do Pé no Parque e no canal do WikiParques no Youtube.

A imensidão verde da Amazônia traz ao turismo diversas rotas e opções de passeio para conhecer paisagens exuberantes, a biodiversidade, a cultura ribeirinha e a história local. A websérie traz a beleza singular de Anavilhanas e seu arquipélago formado por cerca de 400 ilhas fluviais – o segundo maior do mundo. Em meio a paisagens de tirar o fôlego, é possível descobrir aspectos diferentes do parque, como a força do turismo de base comunitária como chave para conscientizar as pessoas sobre o valor da floresta em pé.

“No último episódio, a gente mostra como a riqueza da floresta é um atrativo e quem nos apresenta toda essa riqueza são os moradores locais. As pessoas que vivem lá há gerações e conhecem a floresta com a palma da mão. São elas que, por meio do turismo de base comunitária, valorizam ainda mais a floresta que dá a eles alimento e remédio, além de uma fonte de renda a partir do turismo. Ou seja, um motivo a mais para todo mundo colocar o pé no parque e conhecer o Parque Nacional de Anavilhanas”, conta a roteirista da websérie, Duda Menegassi.

A websérie é dirigida pelo fotógrafo Marcio Isensee e Sá, diretor do documentário Sob a Para do Boi (2018), e produzida por WikiParques e ((o)) eco, com patrocínio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. “O turismo associado a áreas naturais é um fator gerador de renda em diferentes regiões do Brasil. Por meio da websérie e do movimento queremos mostrar a importância que a conservação da biodiversidade tem para assegurar a sobrevivência de ecossistemas e o sustento de milhares de famílias que encontram na preservação ambiental uma oportunidade de negócio”, destaca a diretora-executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Malu Nunes.

O parque

Localizado a 200 quilômetros de Manaus (AM), o Parque Nacional de Anavilhanas é acessado por Novo Airão e pode ser visitado o ano todo. Estão entre os atrativos do parque passeios aquáticos; trilhas terrestres; observação de flora e fauna; escalada em árvore, voo panorâmico e interação com botos-vermelhos. De setembro a fevereiro, no período de seca, o parque oferece ao turista belas praias de areia branca. Nos meses de cheia, o turista é levado a trilhas aquáticas para conhecer florestas alagadas de igapó. Não há cobrança de ingresso para acessar o parque e as atividades são oferecidas por agentes de turismo.

Sinopse

Episódio 1: Amazônia em Pé

A 200 quilômetros de Manaus (AM), o Parque Nacional de Anavilhanas protege o segundo maior arquipélago fluvial do mundo. Com cerca de 400 ilhas em meio ao Rio Negro, o parque é o local perfeito para conhecer a flora, a fauna, as águas, a história e a cultura amazônica, demonstrando a importância de conservar a natureza.

Episódio 2: Origens do Caboclo Ribeirinho

Além dos atrativos naturais, Anavilhanas preserva a cultura do caboclo ribeirinho com artesanato com palha-inajá e culinária a base de peixe, frutos e mandioca. Outros ativos históricos são as ruínas de Velho Airão, o antigo centro comercial do Ciclo da Borracha, e artes rupestres esculpidas por povos indígenas.

Episódio 3: Rio Negro

Com suas águas escuras, o Rio Negro transforma a paisagem de Anavilhanas ao longo do ano com seus períodos de cheia e seca. O rio é conservado por um mosaico de áreas protegidas e reserva belas paisagens ao turista, como as florestas alagadas de igapó.

Episódio 4: A Floresta é o Atrativo

O Parque Nacional de Anavilhanas possui uma série de atrativos que fortalecem o turismo de base comunitária. A visitação nutre a sensação de pertencimento da população local e reforça a importância de conservar a natureza.

Sobre

Movimento Pé no Parque

O movimento Pé no Parque é uma iniciativa de valorização dos parques nacionais brasileiros que utiliza o poder transformador do audiovisual como ponto de partida para engajar mais pessoas a visitarem e entenderem a importância dessas áreas para sua qualidade de vida e para o desenvolvimento do país. O turismo em unidades de conservação é essencial, assim como a educação ambiental para tornar o visitante cada vez mais consciente. O movimento é uma união da Associação O Eco, WikiParques e Fundação Grupo Boticário. A websérie do movimento foi lançada em 2018, durante o IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) e a cada temporada apresenta um parque diferente, com episódios que retratam a cultura, aspectos naturais, a história e os personagens que dão rosto e voz aos parques nacionais brasileiros. As quatro temporadas de Pé no Parque já foram assistidas por mais de 1 milhão de pessoas.

Fundação Grupo Boticário

A Fundação Grupo Boticário é uma das primeiras instituições ligadas à iniciativa privada voltadas à conservação da natureza no Brasil. Desde 1990, é uma das principais financiadoras de projetos ambientais do país, com cerca de 1,6 mil iniciativas apoiadas em todas as regiões. Conserva duas reservas naturais, somando mais de 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, os dois biomas mais ameaçados no país. A Fundação também atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e nas políticas públicas, além de contribuir para que a natureza sirva de inspiração ou seja parte da solução para diversos problemas da sociedade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS