Brasil,

Reformas de fim de ano: alerta para instalações elétricas

Conformidade, periodicidade e contratação de profissionais adequados mantêm a segurança nas instalações elétricas - Crédito: divulgação/A.Yoshii Conformidade, periodicidade e contratação de profissionais adequados mantêm a segurança nas instalações elétricas - Crédito: divulgação/A.Yoshii

Cuidados devem tomados antes de iniciar obras em comércio ou residências

Trabalhar ou fazer instalações elétricas sem conhecimento técnico pode ser perigoso, em muitos casos levando o trabalhador a óbito ou provocando incêndios de grandes proporções. Entre 2018 e 2019, em média, 15 pessoas foram internadas por hora no Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência de choques elétricos - muitos deles provocados por instalações mal feitas. Esse número de casos dobrou nos últimos dez anos no país.

Nesta época do ano a atenção deve ser redobrada, pois muitos aproveitam o período de férias e o 13º salário para realizar reparos e reformas. Falta de manutenção e projetos elétricos mal realizados estão entre as principais causas de incêndios e choques elétricos em residências.

De acordo com a engenheira de Segurança do Trabalho do Grupo A.Yoshii, Larissa Furtado Chionpato, instalações elétricas com dimensionamento inadequado e falta de manutenção representam grandes riscos. “A periodicidade da manutenção deve ser adequada a cada tipo de instalação, levando em consideração a quantidade e diversidade de equipamentos, sua importância para as atividades desenvolvidas no local e a severidade das influências externas a que estará sujeita”, ressalta.

Para saber se existe algum problema no sistema elétrico, Larissa explica que é importante observar pelo menos cinco pontos:

1º - se existe superaquecimento de fios elétricos ou tomadas;

2º - o disjuntor desarma no quadro elétrico quando ao ligar um chuveiro, por exemplo;

3º - lâmpadas enfraquecendo quando ao ligar o chuveiro elétrico;

4º - fiações desencapadas/expostas;

5º - ausência de aterramento adequado.

Cuidados

Todas as edificações devem ter suas instalações elétricas e sistemas de proteção executados em conformidade com as prescrições das normas brasileiras oficiais, e as normas da concessionária de serviços locais. Por isso a importância de sempre contratar um profissional legalmente habilitado na área de elétrica para elaboração de projeto.

Segundo a engenheira, em alguns casos, a Norma ABNT NBR 5410 estabelece a obrigatoriedade do uso de dispositivo DR (diferencial-residual de alta sensibilidade) como proteção adicional contra choques elétricos, como nos casos de:

- circuitos que servem a pontos de utilização situados em locais contendo banheira ou chuveiro;

- circuitos que alimentem tomadas de corrente situadas em áreas externas à edificação;

- circuitos de tomadas de corrente situadas em áreas internas que possam vir a alimentar equipamentos no exterior;

- circuitos que, em locais de habitação ou em edificações não-residenciais, servem a pontos de utilização situados em cozinhas, copas-cozinhas, lavanderias, áreas de serviço, garagens e demais dependências internas molhadas em uso normal ou sujeitas a lavagens.

Outro cuidado importante a ser observado é ao adquirir, instalar ou utilizar um novo equipamento elétrico. Nestes, casos é importante verificar sempre se o equipamento não irá sobrecarregar o circuito. Quando faltam tomadas em uma edificação, cuidado também com o uso de T ou réguas de tomadas.

“As tomadas são projetadas para uma corrente específica. Com o uso de T ou régua de tomadas para ligar vários equipamentos em um mesmo ponto, a corrente irá aumentar, podendo ocasionar um superaquecimento”, explica Larissa.

Grupo A.Yoshii

Fundado em 1965, o Grupo A.Yoshii construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba, e acaba de expandir sua atuação para a cidade de Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e interior de São Paulo, e pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural. www.ayoshii.com.br

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Notícias ::

Mais Itens ::