Brasil, 21 de Janeiro de 2020

Capacitação tecnológica dos colaboradores é o desafio do mercado de limpeza

Capacitação tecnológica dos colaboradores é o desafio do mercado de limpeza

A tecnologia chegou ao mercado de limpeza exigindo novas competências de uma mão de obra, até há alguns anos, restrita a habilidade do correto uso do mop e a operação de alguns equipamentos mecânicos.

Mops, baldes, produtos químicos, EPIs, sacos de lixo e um tablet ou um celular são os equipamentos, essenciais, que não podem faltar no carrinho de limpeza dos prestadores de serviço, que precisam atender as crescentes demandas dos gestores. A Jani-King – líder em franquias de limpeza comercial – atrelou seu processo de transformação digital à capacitação do seu capital humano, com treinamentos específicos e contínuos que asseguram a entrega dos resultados.

No segmento de limpeza e conservação, até há pouco tempo, nem sempre treinamentos e tecnologias andaram de mãos dadas.

Há algumas décadas, os equipamentos não demandavam tantas horas de práticas para que o colaborador conseguisse operá-los. Eram relativamente simples, a maioria deles puramente mecânica: nada de diodos, transistores e chips. Leitura e interpretação correta de rótulos, dosagem correta de químicos, nem pensar – para que? Os limpadores disponíveis eram a infalível água sanitária, alguns detergentes e desinfetantes de uso doméstico. Nenhum mistério.

Mas o “tsunami” tecnológico chegou atingindo a empresas de todos os segmentos. E se alguém ainda acha que basta ao auxiliar de limpeza saber como usar o mop ou operar um aspirador, não poderia estar mais enganado.

Também no segmento de limpeza, os equipamentos atingiram um novo patamar digital de controles e robótica. A evolução tecnológica exige um novo perfil de profissional que deve ser treinado e reciclado constantemente para operar e aplicar corretamente os novos equipamentos e recursos digitais, que por sua vez, evoluem com muita rapidez.

Na Jani-King, por exemplo, o colaborador precisa ir além de simplesmente saber operar equipamentos modernos. O sistema de check list, via QR CODE, disponível nas instalações dos clientes da marca, necessitam, também, de um certo domínio tecnológico: direcionar o smartphone, responder a perguntas específicas, tirar fotos das áreas avaliadas, salvar e enviar para nuvem. Tudo isso exige um novo tipo de conhecimento e treinamento.

Parece uma tarefa complexa, mas com a aplicação dos métodos adequados e treinamentos regulares, não é: desde que haja escalonamento, regularidade e didática.

Em primeiro lugar, é preciso levar em conta que a “teoria na prática é outra”, portanto, a Jani-King tem uma grade de cursos e reciclagem, puramente prática, aplicada, a cada 15 dias, “no campo de batalha”, ou seja, onde os serviços são executados. “Sem uma equipe bem treinada, não há serviço bem feito, se o serviço não é bem feito, não há cliente satisfeito”, diz Marcelo Ferreira, diretor e Marketing e P&D da Jani-King Brasil.

Paralelamente ao processo de capacitação tecnológica foram desenvolvidos treinamentos específicos de valorização de colaborador, o que significa retenção de talentos e multiplicação de conhecimento entre as equipes. “São esforços paralelos com a mesma finalidade: capacitar e reter talentos, consolidando um patamar de eficiência que garante a entrega dos resultados aliada a valorização do capital humano”, completa Ferreira.

Sobre a JANI-KING – Maior empresa de franquia de limpeza comercial do mundo, a JANI-KING iniciou suas atividades em 1969, nos Estados Unidos. Conta, hoje, com cerca de 9 mil franqueados que atendem a dezenas de milhares de clientes com o apoio de mais de 120 escritórios regionais, em nove países. Com sede em Dallas, no Texas, a empresa trabalha focada em estratégias de longo prazo com o objetivo de assegurar a continuidade de relação com seus clientes e franqueados (www.janiking.com). Presente no Brasil desde 1991, com escritórios de apoio no Rio de Janeiro e São Paulo, a empresa tem 73 franquias que atendem a mais de 1.500 clientes e todo o país. www.janikingbrasil.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS