Brasil, 19 de Janeiro de 2020

Famerp inaugura Centro de Pesquisas Clínicas dentro de containers

A Faculdade de Medicina de Rio Preto - Famerp inaugurou neste mês o Centro de Pesquisas Clínicas da Vila Toninho. A cerimônia contou com a presença de autoridades, profissionais da saúde e comunidade do bairro.

O novo espaço tem 70 metros quadrados e foi construído com containers. Conta com dois consultórios, sala de coleta, sala de reuniões, escritório administrativo e banheiro. As paredes externas foram grafitadas por um artista da própria Vila Toninho com elementos visuais relacionados aos estudos, focando principalmente no mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

O Centro vai abrigar a nova fase do teste da vacina contra a dengue, iniciado em junho de 2016, além de outros estudos da instituição em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Os consultórios também serão utilizados para atendimento médico.

“Esse novo local vai nos permitir dar mais conforto e qualidade para nossos pacientes. E, com essa sinergia entre Unidade Básica de Saúde e Faculdade de Medicina de Rio Preto, vamos ampliar também a capacidade de atendimento. É uma amostra de que a faculdade pode contribuir ainda mais com a saúde do município”, afirmou Maurício Lacerda Nogueira, chefe do laboratório de virologia da Famerp.

O investimento, viabilizado pelo Instituto Butantã e pela Fapesp, foi de R$ 100 mil. Futuros estudos já estão previstos para começar em breve, entre eles o da vacina de gripe tetravalente.

A previsão é de que, em janeiro de 2020, as salas comecem a ser utilizadas também para atendimento médico especializado.

Publicidade

Notícias ::