Brasil, 19 de Janeiro de 2020

Trabalho voluntário: dedicação e atenção para quem mais precisa

Freepick Freepick

No Brasil, apenas 4% da população realiza trabalhos voluntários e, a maior parte, são promovidos por mulheres

Ser voluntário é muito mais que doar parte do seu tempo em prol do próximo, é oferecer amor e carinho sem pedir nada em troca. E, no próximo dia 05 de dezembro, é celebrado o Dia Internacional do Voluntário. Segundo dados da última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em 2018, o voluntariado é praticado por mais de sete milhões de brasileiros, correspondendo a 4,3% da população, com mais de 14 anos.

Ainda, segundo a pesquisa, a duração média das atividades voluntárias eram de mais de 6 horas por semana. A maior parte dos trabalhos voluntários são realizados por mulheres e, geralmente, acontecem em instituições sem fins lucrativos, como congregações religiosas, sindicatos, condomínios, partidos políticos, escolas, asilos, hospitais, entre outros.

E o trabalho voluntário na área da saúde tem uma grande importância para quem está passando por um momento delicado e necessita não apenas de tratamento médico, mas também de carinho, apoio e atenção. Como é o caso da Fundação Pró-Renal, que conta com voluntários em diversas áreas da instituição, e, em especial, diretamente com pacientes que estão em tratamento de diálise e pré-transplante.

“Um voluntário não espera nada em troca. Ser um voluntário muda definitivamente a vida de milhares de pessoas todos os dias e, é por isso, que muitos sentem vontade de ajudar. As instituições do terceiro setor dependem de doações e da ajuda da comunidade. É um trabalho muito valorizado em instituições que nem sempre têm condições de formar um quadro de colaboradores completo para atender toda demanda e atingir os objetivos da missão”, ressalta Anelise Marcolin, diretora executiva da Fundação Pró-Renal.

De paciente a voluntário

Há 9 anos, Mozart Calisto é um dos voluntários da Pró-Renal. Ele explica que sempre contribuiu com a Fundação, antes mesmo de se tornar paciente quando perdeu as funções renais por fatores hereditários, mas o desejo de ser um voluntário surgiu após passar por diálise durante cinco anos, até receber o transplante de rim, na instituição. Atualmente, o trabalho de Calisto é realizado nas clínicas de hemodiálise e também fora, onde recebe pessoas de diversas partes do país que irão realizar o tratamento na instituição. “Eu estive na máquina por muitos anos e sei o quanto foi gratificante ver as pessoas nos visitarem. A importância de ser um voluntário é perceber o quanto é importante ter alguém do nosso lado quando necessitamos. Enquanto tiver força e saúde este é o meu projeto, ajudar o próximo”, afirma o voluntário.

Seja um voluntário

Para ser voluntário da Fundação Pró-Renal é simples. Entre em contato com o setor de Voluntariado e indique qual o setor de interesse, pelo e-mail .

Sobre a Pró-Renal

Criada em 1984 por iniciativa do médico Dr. Miguel Carlos Riella, a Fundação Pró-Renal é uma entidade beneficente que assiste pacientes renais crônicos e pacientes em tratamento conservador. Atualmente, atende cerca de 15 mil pacientes por ano e desenvolve campanhas educativas nas empresas, escolas e comunidade para a prevenção das doenças renais. Também presta atendimento integral humanizado aos pacientes ambulatoriais, em diálise e em pré-transplante, fornecendo o apoio necessário para o aumento da sobrevida e melhora na qualidade de vida. www.pro-renal.org.br. / Redes Sociais: @fundacaoprorenal



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS