Brasil,

Decoração de Natal exige segurança e economia, explica especialista

Decoração de Natal exige segurança e economia, explica especialista

Engenheiro da Instrutherm indica aparelhos que identificam a tensão, aquecimento e orienta para a instalação de uma decoração mais segura e econômica

Com a chegada do mês de dezembro, é hora de pensar na decoração de Natal. Em meio à tradicional árvore natalina, o show de luzes é um chamariz para encantar as decorações. Apesar de parecer fácil, é necessário tomar alguns cuidados que são essenciais para evitar acidentes e alto consumo de energia. O engenheiro Cristiano Mollica da Instrutherm, especialista em aparelhos de medição, aponta alguns instrumentos que auxiliam na hora de instalar as luzes, garantindo essas vantagens e evitando acidentes como curto circuito e choque-elétrico.

Segundo o especialista: “é importante verificar se existe tensão de alimentação na tomada e qual é a sua voltagem, isso antes de ligar as luzes. Há muitos kits de enfeites natalinos que são 110V ou 220V”, explica Cristiano Mollica. Para realizar esse teste, a Instrutherm disponibiliza de alguns modelos de multímetro portáteis e simples de utilizar, que são imprescindíveis em toda maleta de ferramentas.

O engenheiro da Instrutherm também lembra para comprovar se as lâmpadas de LED estão mesmo com consumo menor, ou seja, até 7 vezes menos do que as antigas incandescentes. Isso pode ser conferido também com um multímetro que tenha a função de leituras em corrente alternada. Outro aparelho indicado é o alicate amperímetro para fuga de corrente, que realiza medição de corrente a partir de 1 mA por meio da garra, sem necessidade de romper o circuito.

Uma grande vantagem do enfeite de LED é o baixo aquecimento, que proporciona maior segurança às pessoas, ao contrário da lâmpada convencional incandescente que pode chegar a até 100 graus Celsius e, juntamente com enfeites de papel, algodão ou plástico, resultar em incêndio.

Além das sugestões específicas sobre lâmpadas de LED, o engenheiro da Instrutherm elenca alguns cuidados fundamentais para evitar acidentes com eletricidade durante as festas de final de ano. São eles:

- no ato da compra das iluminações de Natal, sempre observar se o produto possui o selo de certificação do INMETRO, impresso no cabeamento ou nas conexões dos enfeites. Se possível, testar o funcionamento dos produtos na própria loja com o vendedor;
- fios desencapados nunca devem ser instalados, eles podem provocar curto-circuito e incêndio;
- em uma única tomada, evitar mais de uma ligação, pois o acúmulo de instalações gera aquecimento do condutor e isso pode ocasionar curto-circuito e incêndio;
- nunca deixar enfeites de algodão, plástico ou papel próximos às lâmpadas, eles podem aquecer e provocar incêndio;
- para prevenir acidentes pessoais e elétricos, evite colocar longas extensões de fios em locais onde as pessoas circulam;
- manter as luzes desligadas ao sair de casa ou na hora de dormir, não somente para evitar incêndios, mas também para não desperdiçar energia;
- caso utilize enfeites de Natal guardados por muito tempo, inspecione antes de utilizá-los;
- dar preferências aos produtos com tomadas que possuem o terceiro condutor, central, que é o condutor de terra e previne choques elétricos e danos às instalações em casos de intempéries.

A Instrutherm

Há 35 anos no mercado, a Instrutherm tornou-se referência em equipamentos de medição, com um portfólio que ultrapassa 500 itens, atendendo os mais variados setores: laboratório, mecânica, eletroeletrônica, agrícola e agronegócios, entre outros.

A companhia possui departamento de qualidade, assistência técnica multimarca, além de ser credenciado à Rede Brasileira de Calibração (RBC) oferecendo certificados RBC de instrumentos das áreas de acústica e vibrações, físico-química (gases) e pressão, eletricidade, temperatura e umidade e tempo e frequência, bem como certificado rastreável RBC para as demais áreas.

A Instrutherm está instalada em São Paulo e atende clientes em todo o Brasil, de pequenos varejos a grandes multinacionais, além de redes de distribuição.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS