Brasil,

Parlamentares usando celular durante as sessões: como o eleitor avalia?

Osmar Bria *

Ver uma foto ou vídeo de um parlamentar mexendo no celular durante uma sessão legislativa já é algo comum em Brasília e em todo o Brasil. Porém, como os eleitores enxergam essa atitude?

O eleitor pode ter um sentimento negativo ao ver algum político usando o celular durante as sessões. Ao credenciar o mandatário com o seu voto, de alguma forma, o eleitor observa o comportamento do político com um foco mais específico. Quando ele vê o parlamentar usando o celular na sessão, seu subconsciente é ativado gerando os hormônios neurotransmissores à base de adrenalina e cortisol que vão gerar um estado emocional compatível com estresse. Neste caso, a emoção invocada é de desaprovação, uma mistura de raiva com decepção.

Um dos motivos é o fato de que os eleitores estão ficando mais exigentes na hora de votar. O eleitor passou a conhecer melhor onde o seu voto o conduz. O importante aqui é a pessoa aproveitar essa velocidade no sentido de cobrar do parlamentar o comportamento que a levou a escolhê-lo. O voto ainda é sua melhor arma de desaprovação e protesto.

O parlamentar deve manter as mesmas atitudes que teve durante as eleições. O comportamento adequado é a reprodução da postura que o elegeu, aquela que gerou a semelhança, a confiança, simpatia, a intenção e o voto. Chamo isso de “identidade positiva”, que é o conjunto de competências comportamentais que levaram o eleitor a depositar seu voto de confiança no candidato.

A conduta do político pode influenciar diretamente no seu desempenho durante uma eleição. O comportamento é o definidor do seu resultado. Mudança comportamental significa, invariavelmente, uma mudança de resultado, levando-se em consideração que o parlamentar foi eleito por um grupo de pessoas e ele reproduz um comportamento que é apoiado por elas. É preciso amparar a conexão das ideias e dos comportamentos de seus eleitores, sendo uma porta de entrada de um universo representativo..

O celular hoje é a maior arma do agente político. O problema é que você pode se ferir com a própria arma. Por isso, é fundamental estar atento à conduta perante ao público para não acabar “dando um tiro no próprio pé”.

* Osmar Bria é especialista em Análise Comportamental e presidente da Associação Brasileira de Alta Performance.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS