Brasil, 7 de Dezembro de 2019

Entenda como o SCRUM pode colaborar com o desenvolvimento de equipes no Comércio Exterior

* Por Helmuth Hoffstatter

Enquanto o Scrum é leve e fácil, o comércio exterior é pesado e complexo. Será que o framework é capaz de trazer mais leveza para o dia a dia dos profissionais de comércio exterior? A eficiência do setor de comércio exterior está diretamente ligada com a qualidade da equipe que gerencia os processos. O scrum busca a entrega produtiva e criativa do produto final e, para aplicá-lo, é necessário conhecer exatamente o que é o produto final: a satisfação do cliente.

No comércio exterior, diversos fatores podem influenciar a satisfação do cliente: a escolha do fornecedor certo, a cotação de frete dentro do esperado, a entrega da carga no destino dentro do prazo, as burocracias resolvidas, o embarque parametrizado em canal verde, os custos logísticos reduzidos, ou a liberação da carga sem atrasos.

Mas como esse framework pode ajudar as equipes de comércio exterior a entregar o produto final da melhor forma? Equipes que o utilizam atingem o que é chamado “hiperprodutividade”, não apenas a quantidade produzida aumenta, como também a qualidade. O que ele faz é medir o que está sendo feito e aplicar constantemente melhorias nos processos, com a mentalidade de que sempre há o que ser melhorado dentro do fluxo processual.

Um profissional de comex possui um amplo conhecimento não apenas em trâmites logísticos, mas é multidisciplinar e possui conhecimentos aprofundados sobre diversas coisas. O scrum demanda pessoas multidisciplinares, porém de nada serve todos esses conhecimentos se não houver a liberdade para a equipe aplicar nos processos.

O Scrum ajuda as equipes a desenvolver autonomia e consigam ser autogerenciáveis. Para isso, dois fatores são essenciais: a confiança do líder na equipe e o senso de responsabilidade da entrega do produto final. Ele também encoraja todos os membros da equipe a possuir clareza dos objetivos. No comércio exterior isso pode ser aplicado de forma que todos, mesmo que em diferentes etapas do processos, conheçam a operação do início ao fim.

Um erro nesse ramo pode gerar multas, bloqueios, altos custos de armazenagem e ainda a empresa pode ficar indicada na gestão de risco da receita federal por excesso de retificação e nunca mais conseguir sair do tão temido canal vermelho. Por isso as equipes que utilizam SCRUM, possuem o pensamento que erros geram aprendizados, Eric Ries escritor do livro The Lean StartUp compartilhou em seu livro a seguinte ideia: “Falhe cedo, falhe barato, falhe rápido”.

Se todos estão propensos a errar, que seja o mais cedo possível, para se resolver rápido e não gerar custos altos. Talvez na prática não tão glamouroso falar de erros, mas ninguém pode negar que errar e ver as consequências é a melhor forma de aprender.

Estamos vivendo uma fase no comércio exterior de muitas mudanças, como: CCT, DUIMP, automatizações desde follow ups até portos inteiros, big data, inteligência artificial e outras tecnologias que já estão sendo usadas para facilitar os trâmites de importação e exportação. Essas mudanças acontecem rapidamente, é por isso que as equipes devem ser adeptas a elas e agir de forma ágil para alcançar os objetivos.

As principais características de uma equipe que utiliza o Scrum como forma de trabalho:

A gerência e supervisão identificam e removem obstáculos para que analistas e assistentes consigam desenvolver suas tarefas;
Capacidade de trabalhar em equipe e dividir tarefas;
Norte encarnado na organização;
Objetivos, metas e sprints se tornam visíveis;
Agilidade nas decisões;
Melhoria contínua nos processos;
Transparência.

Agora já é possível entender porque esse método é um sucesso para qualquer negócio, mas ainda mais interessante para o comércio exterior. Para conhecer ainda mais, é possível encontrar mais informações no blog da LogComex.

Sobre a LogComex

A Plataforma LogComex traz ao mercado maior transparência e automatização das operações de logística internacional, transformando a maneira como as empresas enxergam o mercado. Através de uma tecnologia desenvolvida a plataforma coleta e processa milhares de dados para gerar uma visão panorâmica, indicando previsibilidade e transparência para toda cadeia logística. São realizadas a automação e integração entre os fornecedores, garantindo transparência e eficiência. O programa tem como base as operações que ocorrem no Brasil, Argentina,Uruguai, Paraguai, EUA, a plataforma ainda é dividida em três módulos: Tracking Real Time, RPA Automação/Integração e Big Data Analitycs. Para saber mais, acesse - http://www.logcomex.com/

Sobre Helmuth Hofstatter

Empreendedor apaixonado por tecnologia e inovação, possui mais de 12 anos de experiência no segmento de logística internacional, fundador da LogComex, startup de big data, inteligência e automação para logística internacional. É especialista em gestão de produtos e nas mais diversas soluções voltadas ao universo do comércio exterior.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS