Brasil, 7 de Dezembro de 2019

PETS: Devo levar meu cão ao shopping?

Crédito da foto: Pixabay Crédito da foto: Pixabay

52,2 milhões de cães já fazem parte da família dos brasileiros, são mais animais do que crianças nos lares, segundo estudo recente do IBGE. Diante da quantidade de animais de estimação, mais de 132 milhões no total, seria impossível não mudar as regras do jogo e permitir o acesso dos pets a locais antes considerados proibidos.

Estamos falando do local mais frequentado nos finais de semana: o shopping. Muitos estabelecimentos adotaram o selo pet friendly e aceitam a entrada de pets. A veterinária da Nutrire, Luana Sartori, separou algumas dicas para quem pretende levar seu animalzinho para fazer compras.

Nem todo shopping aceita animais

O primeiro passo é se informar se o estabelecimento é realmente pet friendly e quais são as regras para o acesso. Geralmente, os animais podem circular na guia ou no colo, exceto na praça de alimentação - onde é proibida a entrada de animais por questões de segurança e higiene. Lembrando sempre que cães-guias, por Lei, podem entrar em todo e qualquer estabelecimento.

Cuidados essenciais

Garantir a segurança do pet é fundamental, por isso, é recomendável usar os elevadores para acessar os andares, visto que a escada rolante pode causar acidentes graves. Alguns locais disponibilizam carrinhos para cachorros, o que é bastante seguro e evita qualquer inconveniente.

Evite deixar o pet nas mãos das crianças, o animal pode ficar agitado e escapar, especialmente os maiores. Aliás, verifique junto ao shopping se o seu cão tem acesso livre, isso pode variar conforme porte, peso e raça.

Saúde do pet

O cartão de vacinação do seu cachorro está em dia? Animais precisam estar vermifugados e vacinados para passear em qualquer shopping. Se o pet estiver doentinho evite tirá-lo de casa, isso não é apenas regra dos estabelecimentos, mas um cuidado obrigatório com seu melhor amigo (a vacinação também, viu?). Não esqueça as idas frequentes ao veterinário para garantir que ele viva feliz e bem disposto.

Afinal, devo levar meu pet ao shopping?

Só quem pode responder é você mesmo, conforme explica Luana. “Cada cachorro é um, alguns gostam de movimento, mas outros se agitam e ficam extremamente estressados com certos tipos de saídas. Só leve o pet ao shopping se ele realmente gostar de ir e demonstrar alegria com esse tipo de passeio, caso contrário, prefira parques onde o animalzinho possa correr e se divertir”, conclui.

Respeitando as regras da boa convivência e tendo bom senso, você não terá motivos para não levar seu pet ao shopping. Ah, lembre-se de que coco e xixi são de sua responsabilidade, ok? Mantenha o passeio sempre limpo e organizado.

Notícias ::

Mais Itens ::