Brasil, 7 de Dezembro de 2019

Concremat Ambiental desenvolve soluções digitais para licenciamento ambiental

Concremat Ambiental desenvolve soluções digitais para licenciamento ambiental

Ferramentas são usadas no resgate da fauna e na avaliação estratégica para o setor de Energia

Como parte de suas iniciativas em inovação, a Concremat Ambiental desenvolveu, “dentro de casa”, três soluções digitais com base na plataforma do ArcGIS para agilizar as diversas fases que envolvem o processo de licenciamento ambiental.

O valor recorde apurado no último leilão e o interesse de investidores vêm gerando oportunidades em toda a cadeia do setor elétrico. Com forte atuação neste setor, a companhia criou uma ferramenta de avaliação estratégica dos Lotes de Transmissão de Energia apresentados nos Leilões da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O Sistema de Interferências Ambientais – SIA - identifica e analisa das principais interferências ambientais nos traçados propostos.

A solução atua na apresentação e listagem das interferências ambientais identificadas para cada empreendimento selecionado com três níveis de análise. Tais informações possibilitam um planejamento mais confiável do licenciamento ambiental, pois apoiam a definição do tipo de processo, estudo aplicável, prazos e custos futuros associados.

Outra ferramenta é o GeoFauna, que coleta em campo, por meio de smartphones e tablets, dados de animais resgatados, afugentados ou encaminhados para atendimento médico-veterinário de forma padronizada, georreferenciada, e alimenta uma base de dados disponível em tempo real.

Por fim, a unidade de Meio Ambiente da Concremat criou um painel de análise de dados interativo elaborado na plataforma web Operations Dashboard for ArcGIS. Com a plataforma é possível analisar os dados coletados pelas equipes que usam o GeoFauna em campo. “Estes dados são filtrados em tempo real conforme demanda interna, do órgão fiscalizador, ou do cliente. A ferramenta gera uma análise rápida, dinâmica e unificada dos dados coletados pelas equipes de campo”, explica Rafael Pontes, analista ambiental da Concremat.

“Essas inovações garantem mais confiança na qualidade dos dados levantados em campo, evitando assim ruído na obtenção das informações como georreferenciamento, fitofisionomias e fluxos de trabalho, além de garantir rapidez no processamento desses dados”, frisa o coordenador de Geoprocessamento da Concremat, Benoit Lagore.

Benoit destaca ainda que as soluções fazem parte da fase inicial de inovação da unidade de Meio Ambiente da Concremat. “Essas ferramentas são apenas uma primeira etapa. Queremos ampliar o uso a outras áreas de atuação do meio ambiente, como a flora, o meio físico, socioeconômico e segurança do trabalho”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS