Brasil, 13 de Dezembro de 2019

Aplicativo exclusivo do IBPT faz um ano e disponibiliza novas funcionalidades

No mês em que completa um ano, Citizen implementa novidades que facilitam a vida do cidadão contribuinte

Lançado em novembro de 2018, pelo IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, o aplicativo Citizen tem sido um aliado do cidadão brasileiro quando o assunto é o controle de gastos.

“Desde o início, nos preocupamos em desenvolver uma ferramenta que ajudasse o contribuinte a ter ciência não só dos seus gastos, mas também dos tributos que paga a cada compra, por meio do escaneamento da nota fiscal. Dessa forma, estamos contribuindo para a educação e conscientização financeira do cidadão”, afirma o presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike.

Para promover mais efetividade e a interatividade dos usuários, novas funcionalidades foram inseridas no aplicativo no mês em que ele completa um ano. Entre elas, a inserção manual de gastos e a exportação dos gastos em uma planilha em Excel.

“Agora, os usuários podem inserir manualmente despesas que não contemplam nota fiscal, como aluguel, contas de água, luz, telefone, por exemplo, além de poder alterar a categoria de uma nota, passando-a de ‘despesas diversas’ a ‘aquisição de bens’, por exemplo. O aplicativo se tornou um verdadeiro gestor financeiro”, destaca Olenike.

Para quem quiser acompanhar o seu desempenho em relação a outros usuários, a função “meus pontos” mostra a sua posição no ranking e, para tornar a experiência ainda mais interativa, há também a possibilidade de convidar amigos para baixarem o aplicativo. “Na opção perfil do menu, ao clicar em ‘minhas indicações’, o usuário pode inserir o e-mail da pessoa que pretende convidar. Cada nova indicação garante 50 pontos a quem convidou”, diz Olenike.

Outra novidade é o novo menu suspenso na tela inicial do aplicativo. “Esse menu permite adicionar despesas manualmente, digitar a chave de uma nota fiscal e ler um QRCode. Além disso, melhorias foram implementadas. Em gastos por categoria, por exemplo, também são exibidas despesas manuais, e na busca por produto, também é possível realizar uma busca por uma despesa que foi inserida manualmente”, explica o presidente executivo do IBPT.

Controle financeiro

Para quem precisa de uma planilha para ter o controle das despesas, o Citizen implementou a função de exportação de gastos. Ao clicar na opção, o usuário recebe em seu e-mail uma planilha com todas as suas despesas reunidas por tipo de compra (vestuário, moradia, alimentação, etc.) e produto.

“Ao solicitar a exportação de gastos, o usuário recebe uma planilha que contém o CNPJ e o nome do estabelecimento, a chave da nota fiscal, seu valor total, o valor por produto, os tributos incidentes e a categoria na qual aquela despesa está incluída. Ou seja, para os amantes do velho e bom caderno de anotação, não há desculpas para não usar o Citizen, pois com essa nova funcionalidade, ele agrada até aos mais saudosistas”, diz o presidente executivo do IBPT.

Despesas com um clique

Disponível nas plataformas Android e iOS, diferente de outros aplicativos, o Citizen não coleta informações pessoais, como CPF e nem mesmo endereço ou renda. Outra facilidade do Citizen é que, independente da maneira utilizada para pagar as suas compras (dinheiro, crédito, débito, vale refeição ou alimentação), apenas a nota fiscal é necessária para alimentar o seu aplicativo, sem precisar ficar monitorando diversas ferramentas de controle de gastos.

De interface simples, ao fazer a leitura do QR Code da Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e) ou do código de barras do DANFE da NFe (Nota Fiscal Eletrônica) de cada compra, o cidadão consegue separar por categorias os itens adquiridos e, ao longo do tempo de uso, o aplicativo delineia o seu perfil consumidor e a sua inflação pessoal. Por meio do Citizen, que disponibiliza gráficos de leitura simples e intuitiva, é possível controlar os gastos por categoria, data, valor total, estabelecimento onde comprou e pesquisar a evolução do valor unitário de cada bem ou mercadoria.

Causa nobre

Quem está habituado a pedir a nota fiscal sem o CPF e doá-la para instituições, encontra no Citizen um aliado. As notas coletadas e escaneadas por meio do aplicativo e em que não constarem o CPF, serão imediatamente doadas ao Hospital Erasto Gaertner que receberá as doações para a construção do Erastinho. Basta acessar o app e na opção perfil, no menu inicial, clicar na opção “doar notas”.

“Essa é uma forma que o IBPT encontrou de dar suporte a uma causa tão nobre como essa. A construção do Erastinho vai ampliar a capacidade de atendimento do Erasto Gaertner, além de atender com exclusividade a crianças que vem de todo o Brasil buscar o atendimento de referência nacional”, diz Olenike, que completa: “a nota fiscal sem CPF será muito bem-vinda e seu retorno será muito bem aplicado”.

Sobre o IBPT

O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT atua desde 1992 na área de inteligência tributária ao realizar pesquisas, estudos e análises para gerar conhecimento e esclarecer a população sobre o complexo sistema tributário brasileiro. Ao mesmo tempo, vem transmitindo informações e dando consultoria estratégica sobre carga tributária setorial, implementando sistemas de governança tributária e desenvolvendo ferramentas e métodos a fim de incrementar a lucratividade das empresas. Seus projetos socio tecnológicos tem ampla utilização, como o Impostômetro, De Olho No Imposto, Lupa Nas Compras Públicas E Empresômetro.

Mais informações podem ser obtidas pelo site: http://www.ibpt.org.br ou pelo telefone (41) 2117-7300.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS