Brasil, 6 de Dezembro de 2019

7 erros na Black Friday que podem prejudicar o seu e-commerce

7 erros na Black Friday que podem prejudicar o seu e-commerce

Confira quais são os principais problemas que ocorrem nesta data e saiba como preveni-los

A Black Friday 2019, que ocorre em 29 de novembro, é uma oportunidade para as lojas online aumentarem as suas vendas. Mas para que você possa aproveitar da melhor forma possível essa data, é preciso planejamento. E nesse sentido, a Wirecard traz os principais erros que prejudicam o e-commerce na Black Friday e como evitá-los.

#1 Ter um site instável

Durante a Black Friday, o tráfego nos sites pode ser até 6 vezes maior do que em dias comuns. Dessa forma, um grande erro durante esse período é não preparar a loja online para suportar o aumento no número de acessos, o que pode ocasionar instabilidade ou mesmo a queda do site, fazendo com que o e-commerce perca a oportunidade de vender mais nessa data.

Para evitar esse que é um dos erros mais comuns na Black Friday, é preciso preparar o site para esse período, conferindo e aumentando o limite de tráfego, se necessário. Além disso, outra boa medida é confirmar os prazos de renovação da hospedagem e do domínio para evitar que o site fique fora do ar pela expiração dos planos.

#2 Aumentar os preços antes e diminuí-los na data

Esse é um dos erros na Black Friday que mais prejudica a imagem da empresa, além de contribuir para que muitos consumidores não acreditem nos descontos promovidos nessa data e até a chamem de "Black Fraude". Aumentar os preços dos produtos antes da data e baixá-los quando ela chega é péssimo para a reputação do e-commerce e, inclusive, existem formas de identificar essa prática.

Invista em promoções reais, que são ótimas para conquistar os clientes em potencial e aumentar as vendas. Se a sua loja online não tem condições de promover ofertas durante a Black Friday, é mais indicado não participar da data.

#3 Não divulgar as promoções

De nada adianta promover ofertas imperdíveis se o seu público-alvo não ficar sabendo delas. O recomendado é desenvolver um planejamento de marketing específico para a Black Friday com antecedência, prevendo todas as publicações e os canais mais adequados para cada uma delas, além do investimento em mídia paga.

#4 Fazer promoções sem planejar

Não planejar com eficiência as promoções na Black Friday é um erro que não prejudica o consumidor - inclusive, pode até beneficiá-lo -, mas que é capaz de comprometer seriamente as finanças do e-commerce.

Desenvolva todas as ofertas levando em conta os custos e as despesas relacionadas aos itens em promoção e a margem de lucro que você deseja obter.

#5 Não oferecer um bom atendimento ao consumidor

Na Black Friday, a demanda por atendimento cresce, já que os consumidores querem tirar dúvidas e até mesmo conhecer melhor a sua loja online para decidir pela compra de algum produto.

Assim, caso uma pessoa procure suporte em algum dos canais de atendimento da sua loja e não seja atendida com eficiência, é provável que ela não conclua a compra e fique com uma imagem negativa da empresa. Por esse motivo, preparar a equipe de atendimento para promover um suporte rápido e assertivo em todos os canais é fundamental.

#6 Não disponibilizar várias formas de pagamento

Nada é mais decepcionante para um consumidor do que encontrar o produto que deseja por um bom preço, mas não poder concluir a compra porque a forma de pagamento que ele utiliza não está disponível. Garanta que o meio de pagamento que você utiliza disponibiliza, pelo menos, as formas de pagamento mais utilizadas pelo seu comprador. Cartão de crédito - com diversidade de bandeiras - e boleto bancário são as opções preferidas pelo consumidor online no Brasil. Mas você também pode oferecer débito em conta, pagamentos pelo Apple Pay, entre outras alternativas.

#7 Não ter um bom controle de estoque

O que é pior: vender um produto que você não tem em estoque ou deixar de comercializá-lo porque não sabia que ele estava disponível na loja? Para nós, qualquer uma das alternativas é ruim. É por isso que não ter um bom controle do estoque é outro dos erros na Black Friday que precisa ser evitado. Nesse sentido, o ideal é fazer um inventário dos produtos em estoque antes da data, o que, inclusive, ajuda a desenvolver as promoções para o período.

Evite os erros na Black Friday e tenha sucesso nessa data!

Conhecer os principais erros na Black Friday é indispensável para planejar essa data com eficiência e garantir bons resultados nesse período tão importante para o e-commerce. Por isso, avalie as operações da sua loja online e deixe tudo organizado com antecedência. Assim, as chances de vender mais só aumentam.

Para saber mais sobre o tema, acesse o blog da Wirecard: http://wirecard.com.br/blog/erros-na-black-friday/

Sobre a Wirecard

A Wirecard (GER:WDI) é uma das plataformas digitais na área de comércio financeiro que mais crescem no mundo. Oferecemos a empresas e consumidores um ecossistema com valor integrado em constante expansão, construído em todo de pagamentos digitais inovadores por meio de uma abordagem B2B2C integrada. Esse ecossistema concentra-se nas áreas de pagamento e risco, serviços bancários de varejo e transações, fidelidade e cupons, análise de dados e aprimoramento da taxa de conversão em todos os canais de vendas (online, celular e ePOS). A Wirecard opera instituições financeiras regulamentadas em vários mercados importantes, além de deter licenças de todas as principais redes de pagamentos e cartões. Além disso, a Wirecard está listada na Bolsa de Valores de Frankfurt (DAX and TecDAX, ISIN DE0007472060). Visite nosso site http://www.wirecard.com.br e nos siga no Facebook @WirecardBrasil e no Linkedin @wirecardbrasil


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