Brasil, 11 de Dezembro de 2019

Dia do supermercado: dicas para fidelizar clientes!

Manter clientes antigos, geralmente, é uma estratégia muito mais eficaz e lucrativa do que a aquisição de novos clientes. Um relatório sobre a lealdade do cliente realizado pelo Stitch Labs, descobriu que os clientes que retornam à loja, representam quase um quarto da receita dos varejistas. Além disso, os clientes recorrentes gastam 15% a mais em um único pedido e 120% ao longo de um ano.

No varejo, se empenhar para fidelizar um cliente pode ajudar a empresa a entender as experiências e expectativas desse consumidor. Conseguir manter essa relação é muito mais do que uma ação lucrativa, também ajuda a avaliar a saúde do empreendimento, os erros e acertos. Sem mencionar que, os clientes fiéis podem se transformar em defensores da marca. O boca a boca é o fator mais influente na decisão de compra para quase três quartos dos consumidores.

Mas como manter esses consumidores ativos em um negócio de varejo? O setor de relacionamento da Rede UNNO reuniu algumas dicas para ajudar:

1. Experiência Personalizada

A tecnologia, tanto no âmbito on-line quanto no físico, está tornando a personalização mais acessível a varejistas de todos os tipos. Investir nesta tecnologia pode ser o “up” que o negócio precisa. Compras pela internet e aplicativos de supermercado tem sido primordial para alguns perfis de consumidores que gostam de receber seus produtos no conforte de casa.

2. Atendimento

Os funcionários do varejo são parte integrante das iniciativas da empresa em prol da fidelização de clientes. Eles são a extensão humana da marca e um pilar do relacionamento que a marca tem com os consumidores do negócio. Relacionamentos fortes significam mais compras repetidas. Por isso é importante saudações calorosas e acolhedoras, funcionários educados e gestos atenciosos. Segundo pesquisa realizada pela NeoAssist, 87% dos entrevistados deixaram de comprar em um estabelecimento por conta do atendimento ruim.

3.Criação de Laços

Dê aos clientes um motivo para retornar à loja. Degustações para os que estão no ramo alimentício, ou mostra de novos produtos lançados no mercado. Quanto mais um cliente visita sua loja, maior a probabilidade de fazer compras. A criação de confiança gera vendas.

4. Pós-Compra

Tratar os clientes como seres humanos, em vez de números de vendas, é extremamente importante para mantê-los fiéis à marca. Uma maneira de desenvolver esses relacionamentos é através das comunicações pós-compra. Em vez de pegar o dinheiro de um cliente e focar sua atenção na próxima venda, use as comunicações pós-compra para manter a conversa, fornecer valor e demonstrar apreço pela lealdade. Isso fará com que os clientes desejem retornar à sua loja em vez da concorrência.