Brasil, 14 de Dezembro de 2019

KPMG analisa megaleilão de petróleo que acontece quarta, no Rio de Janeiro

A Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustível realiza, na quarta-feira, dia 6 de novembro, no Rio de Janeiro, o megaleilão da cessão onerosa, que se refere ao petróleo excedente de uma área da Bacia de Campos do pré-sal inicialmente explorada pela Petrobras. Segundo o sócio da KPMG da área de Energia e Recursos Naturais, Anderson Dutra, apesar da grande atratividade dos ativos ofertados e do baixo risco exploratório, as empresas entrantes que forem vencedoras na licitação terão alguns desafios com a operação no Brasil.

“Infraestrutura, regulação e tributação são os três pilares de desafios para os novos entrantes no país. O primeiro ponto diz respeito ao processo de manutenção e escoamento do óleo; o segundo sobre adaptabilidade às questões regulatórias como sistema de comunicação com o órgão reguladores e agilidade na concessão de licenças ambientais; e o terceiro refere-se à carga e complexidade tributária no país”, explica.

No dia seguinte, ao leilão de cessão onerosa, o governo vai realizar também o leilão de partilha em 7 de novembro. “Vai ser um quebra-cabeça. Ainda não sabemos quem irá participar dos dois certames. Como são dois leilões seguidos, quem não for bem-sucedido no pregão do primeiro dia vai vir com força no Pré-sal”, complementa.

OUTROS ASSUNTOS:
Diferença entre cessão onerosa e partilha.
Previsibilidade dos leilões
Bônus de assinatura
Regras para a divisão, entre estados e União, dos recursos do megaleilão de petróleo.

Anderson Dutra é sócio da KPMG da área de Energia e Recursos Naturais e está disponível para entrevistas.

Sobre a KPMG

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 154 países e territórios, com 200.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 4.000 profissionais, distribuídos em 22 cidades localizadas em 13 Estados e Distrito Federal. Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, a KPMG tornou-se uma empresa referência no segmento em que atua. Compartilhamos valor e inspiramos confiança no mercado de capitais e nas comunidades há mais de 100 anos, transformando pessoas e empresas e gerando impactos positivos que contribuem para a realização de mudanças sustentáveis em nossos clientes, governos e sociedade civil.

Twitter: http://www.twitter.com/@kpmgbrasil
Site: kpmg.com.br