Logo
Imprimir esta página

Black Friday: Especialista dá dicas de segurança para compras online

Black Friday: Especialista dá dicas de segurança para compras online

Para garantir compras seguras na Black Friday, que de acordo com pesquisa do Busca Descontos, idealizador do evento no país, deve movimentar R$ 3,15 bilhões no comércio eletrônico, o especialista em segurança digital e VP Digital & Novos Negócios da Valid, multinacional brasileira de soluções seguras para identificação e rastreabilidade de dados Adriano Franki dá dicas para pagamentos pela Internet e aplicativos mobile.

Além das dicas abaixo, o especialista está à disposição para entrevista ou dúvidas.

1. Como um usuário pode identificar se um site é realmente confiável para fazer uma compra? Quais elementos (sejam visuais, ou textuais) ele deve apresentar?

Em geral, quando um site é confiável para realização de transações com segurança, há sempre um símbolo (cadeado) na barra do navegador de internet. Adicionalmente, sempre é recomendável verificar o endereço web da página no navegador, que em geral inicia-se com “https://” para sites com segurança. Além disso, o próprio endereço da página geralmente relaciona-se com o nome da empresa de que se deseja adquirir o serviço. Dessa forma, qualquer divergência deve ser um ponto de alerta para o usuário não digitar seus dados privados.

Na dúvida, a sugestão é não clicar em links desconhecidos que não remetam ao nome do estabelecimento, e caso não esteja seguro, digite o endereço Web do E-Commerce em seu browser e busque pela promoção que lhe tenha atraído.

2. Com relação às transações bancárias na internet, como se proteger?

Boas práticas são utilizar sites de empresas conhecidas no mercado e estar atento para não utilizar um endereço falso no navegador da internet que simula o site de outra empresa. Utilizar sempre sites que solicitem outro fator de autenticação do usuário (a senha dinâmica gerada pelo token/chaveiro ou pelo token instalado em um telefone celular).

3. Quais são as medidas de segurança utilizadas por lojas, bancos e prestadoras de serviço para proteger seus clientes?

Além dos dispositivos citados anteriormente, as instituições financeiras em geral possuem sistemas que detectam alterações no padrão de consumo de seus clientes. Qualquer atividade fora do padrão de compra dos clientes é prontamente notificada e o cliente questionado se ele realmente é quem está realizando a compra.

4. Por outro lado, quais são os perigos da compra online?

O ponto de atenção principal é digitar dados privados em um site não confiável. Geralmente são sites falsos que imitam os sites oficiais das empresas e coletam dados confidenciais de vítimas não atentas. Esta prática é conhecida como “phishing”, um termo derivado de “fishing” (pescaria) onde os fraudadores tentam “pescar” uma vítima desatenta imitando sites de empresas conhecidas.

5. Teria como nos dar algumas dicas valiosas? Como um usuário pode se proteger das compras fraudulentas na internet (sejam sites falsos, ou produtos com preços não compatíveis, ou solicitação de senhas indevidamente)?

Atualmente a sofisticação dos fraudadores está bastante aguçada, então é fundamental o usuário se atentar aos pequenos detalhes, desde o endereço URL que o link está direcionando o E-Commerce, se ao final da página constam as informações sobre e Empresa por trás do E-Commerce, evitar clicar em links recebido por e-mail ou SMS, Whatsapp sem que tenha feito o OPT-IN da loja, e nos dias atuais onde há um bombardeio de propagandas nas redes sociais ( Instagram / Facebook / Tiktok / whatsapp etc...), fica mais importante ainda atentar-se às ferramentas de segurança que os sites de e-commerce oferecem ( HTTPS / token da transação / autenticação através de biometria)

Ao fazer compra pela internet, as lojas virtuais não pedem a senha do cartão de crédito. Por isso, não forneça esse tipo de informação, principalmente se solicitada por e-mail.

6. No caso dos celulares, é seguro comprar pela internet? Por quê?

Caso o site de compras exija o uso de um fator de autenticação adicional (um token ou token no celular), há maior segurança.

7. Como um usuário que faz compras pelo celular pode se proteger?

Os cuidados são muito similares àqueles que realizam as suas compras pela Web, sempre estar atento à sites falsos, não inserir seus dados de identificação e de cartão de crédito em formulários duvidosos, e ao passo em que seja possível, realizar as compras através do APP da loja online, sempre se lembrando em deletar as credenciais para que não fique armazenado no celular.

8. Quais cuidados de segurança podemos ter ao realizar compras pelo celular, tablet ou computadores?

É importante manter seu sistema operacional e softwares (principalmente navegadores) atualizados e usar um antivírus para evitar possíveis invasões e furtos de informações. Sugiro também fazer estas operações com o browser em modo privado, que automaticamente deleta as suas informações após encerrarem a cessão do Browser no celular, e caso seja num PC, sempre se lembrar de não armazenar os dados no PC.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Copyright ©2002-2019 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto