Brasil, 17 de Novembro de 2019

Treinamento funcional melhora a performance no Boxe

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Atividade é cada vez mais procurada por alunos, sejam profissionais, amadores ou os que buscam por algo dinâmico e desafiador

Uma aula de boxe tradicional não ensina apenas a “arte” dos socos e esquivas. Ela promove um condicionamento cardiorrespiratório, emagrece e alivia a tensão. Há dois tipos principais de alunos que buscam o boxe - os que querem aprender a lutar e os que buscam uma atividade aeróbica, dinâmica e desafiadora.

Nesse sentido, o Treinamento Funcional entra como uma atividade associada ao boxe, por meio de aulas individuais (personalizadas), que devem ser adaptadas ao estilo e objetivos de cada um, focando na melhoria dos movimentos corporais, tanto em questões de fortalecimento muscular como também na mobilidade e estabilidade articular. Com um treino organizado e monitorado, o treinamento funcional ajuda a melhorar a performance esportiva.

“O treinamento funcional trabalha para prevenir lesões (ajustando os desequilíbrios musculares), promover a mobilidade e a estabilidade articular, assim como a agilidade de MMII e MMSS e também a potência dos MMII”, informa o preparador físico Marcel Fernandes dos Santos, sócio da AV Treinamento Inteligente.

O personal trainer ainda destaca que, independentemente do tipo de treino complementar ao boxe, “é importante procurar um profissional de educação física capacitado para atender as suas necessidades e evoluir na prática da modalidade”.

Confira abaixo uma sequência de exercícios com foco na melhora na performance no boxe:

Exercício 1 - Flexão e extensão de punhos

Benefícios: Aumentar força de mãos, punhos e antebraços, evitando assim o surgimento de cistos nos punhos e epicondilite.

Execução: Em pé com ombros em flexão 90° segurar com as duas mãos o enrolador, desenrolar e enrolar a linha com peso na ponta por completo. Mantenha os pés em total contato com o solo e alinhado com os ombros. Deixe o olhar fixo à frente, alinhe a coluna com tronco ereto e o core ativado.

“O ritmo deve ser moderado, sem deixar que a linha se desenrole sem o seu comando. Sugiro fazer de duas a quatro séries de duas descidas e duas subidas”, orienta Marcel.

Exercício 2 - Passada lateral como mini band

Benefícios: Aumentar a força de glúteos médio e estabilizadores de quadril; prevenir dores ou lesões na região do quadril.

Execução: Em pé (base normal) com mini band na altura da canela dar um passo para lateral e voltar. Mantenha o olhar fixo à frente e o core ativado.

“Em ritmo moderado de duas a quatro séries, sendo de 12 a 15 movimentos para cada lado”.

Exercício 3 - Rotação 180°

Benefícios: Aumentar a força da região do core, principalmente da musculatura responsável pelas rotações do tronco e do quadril.

Execução: Em pé com cotovelos em flexão 90° segurando algum peso rotacionar o tronco de um lado para o outro, sem esquecer de liberar o tornozelo para que o quadril posso rodar livremente. Mantenha olhar fixo para frente, alinhamento da coluna com tronco ereto e core ativado.

“Proponho ritmo moderado a rápido e execução de duas a quatro séries de 30 movimentos”, finaliza o preparador físico.

Prof° Marcel Fernandes dos Santos (CREF: 082705-G/SP) - Graduado em Educação Física pela UniFMU (2010) e Pós-Graduado em Treinamento Desportivo pelo CEFIT (2016). Preparador físico de diversos atletas profissionais e da vida real nas diversas modalidades esportivas e de pessoas quem visam a melhora da qualidade de vida. Especialista em Core 360 desde 2013. Certificado no FMS desde 2016. Sócio Diretor da AV Treinamento Inteligente.

Treinamento Inteligente - Localizado no bairro do Itaim Bibi, na capital paulista, o espaço conta com um time de profissionais altamente qualificados e especializados em treinamento funcional embasados no Sistema Core 360. O estúdio oferece aos seus clientes um programa de treino customizado por meio do relacionamento interdisciplinar e interação com os diversos profissionais da área da saúde como Medicina Esportiva, Nutrição, Fisioterapia e Terapeutas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS