Brasil, 14 de Novembro de 2019

URBANISMO: Prédio mais alto do Brasil leva prêmio Lúcio Costa

Órion Complex fica em área nobre de Goiânia - Divulgação Órion Complex fica em área nobre de Goiânia - Divulgação

Premiação oferecida pela Câmara dos Deputados reconhece benefícios do Órion Business & Health Complex, de Goiânia. Moderno complexo de saúde construído em Goiânia reúne num único espaço torre para consultórios e clínicas, um shopping, hotel e um hospital de alta complexidade, trazendo proposta para facilitar e agilizar atendimento de pacientes da capital e de vários estados brasileiros que vem à capital em busca de tratamentos de saúde

O prédio pronto mais alto do Brasil acumula mais um prêmio. O Órion Business & Health Complex, localizado no setor Marista em Goiânia, foi um dos vencedores da 5ª edição do prêmio Lúcio Costa, promovida pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara Federal. Representando todo o grupo empreendedor responsável pelo complexo imobiliário especializado em serviços de saúde e bem-estar, o empresário Antônio Carlos da Costa esteve em Brasília na última quarta-feira (30/10) para receber a premiação, que homenageia projetos e personalidades que se destacam nas áreas de mobilidade, saneamento e habitação.

A premiação tem o objetivo de reconhecer a sociedade civil por suas contribuições ao poder público na desafiadora missão de proporcionar qualidade de vida à população urbana, que já chega a quase 85% dos brasileiros de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

“A CDU tem o dever de homenagear empresas e membros da sociedade civil, que nos ajuda a superar esses desafios”, afirmou o deputado José Medeiros (PODE/MT) - 1º vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano(CDU) da Câmara dos Deputados - que presidiu a solenidade de premiação.

A indicação do Órion Complex para concorrer ao prêmio foi feita pelo deputado goiano Francisco Jr. (PSD-GO). Ele foi selecionado entre indicações de empreendimentos e projetos de várias partes do Brasil, e das quais seis foram selecionadas. Durante a cerimônia de premiação, o parlamentar destacou que valorizar iniciativas que melhorem aspectos da mobilidade, do saneamento e habitação, é valorizar quem contribui para a qualidade de vida do brasileiro.

“No caso do Órion, que iniciamos na categoria mobilidade, é um empreendimento, que mais do que inovador, é ousado, pois busca concentrar num único espaço shopping, hotel, um hospital e uma torre com todos os serviços de saúde. Portanto, é um grande empreendimento, um dos prédios mais altos e robustos do País, que traz uma gama de serviços e uma complexidade muito grande, mas que não trouxe impactos [negativos] para a cidade. Pelo contrário, trouxe melhorias para a qualidade da vida”, afirmou o deputado durante a cerimônia em Brasília.

O empreendimento foi desenvolvido com objetivo de atender a alta demanda por serviços e saúde na capital goiana, que tem uma alta atratividade de pacientes vindos do interior e de outros estados brasileiros, incluindo Centro-Oeste, passando pelo sul da Bahia, Maranhão e chegando até o Estado do Acre. Uma coletânea de dados de diversos órgãos como Ministério da Saúde (DataSus), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Agência Nacional de Saúde (ANS) aponta inclusive para a sobrecarga do serviço de saúde em Goiânia em razão dessa alta atratividade.

Para incorporador Antônio Carlos da Costa, que representou o grupo empreendedor responsável pelo Órion Business & Health Complex durante a homenagem, o Prêmio Lúcio Costa tem um significado especial. “O Órion já ganhou muitas premiações, mas acho que essa realmente tem um significado especial, porque reconhece um benefício que levamos para a cidade”, destacou o executivo.

Arquitetos

O evento foi prestigiado por várias entidades representativas dos profissionais de arquitetura e urbanismo, como o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, Luciano Guimarães. Ele também destacou a importância do Prêmio Lúcio Costa para incentivar as boas práticas de urbanismo, e falou sobre a contribuição para as cidades dos empreendimentos mixed use, tal como é o Órion. “A concentração de serviços, desde que haja um trabalho de avaliação do contexto do projeto, é sim positiva”, pontuou o urbanista.

O nome do prêmio de mobilidade, saneamento e habitação faz homenagem ao urbanista Lúcio Costa, arquiteto modernista e idealista, reconhecido mundialmente pelo projeto do Plano Piloto de Brasília. Ele faleceu em 1998 e se firmou como pioneiro da arquitetura moderna no Brasil.

Sobre o Órion

O Órion Business & Health Complex é o prédio pronto mais alto do País com 191,48 metros de altura e 50 andares. O empreendimento adota o conceito de mixed use (vários usos), e agrega num único lugar uma torre para consultórios e clínicas, outra para negócios, um shopping, um hotel de alto padrão e o Hospital Órion, uma unidade hospitalar de alta complexidade e que será gerida pelo Albert Einstein, de São Paulo, e que já entra em operação até o fim do ano.

O empreendimento tem uma proposta de trazer facilidade e agilidade para pacientes e profissionais de saúde, reunindo uma variada gama de serviços e produtos ligados à assistência à saúde. O Órion Business & Helth Complex abrigará ainda a sede da Associação Médica de Goiás (AMG), o Museu Médico e a Corte de Conciliação Médica. O complexo está sediado na Avenida Portugal, no Setor Marista, em Goiânia. O empreendimento é assinado pela GVC Engenharia, FR Incorporadora, Joule Engenharia e Tropical Urbanismo.

Notícias ::

Mais Itens ::