Brasil, 12 de Novembro de 2019

Após atualização de norma, pesquisa conclui que luvas de Kevlar® protegem mais o trabalhador contra cortes

EN 388-2016, em vigor no Brasil desde 2017, passou a prever teste mais preciso para tecnologias avançadas de proteção; dedos e mãos são atingidos em 38% dos acidentes de trabalho por causa inesperada no país

Pesquisa inédita feita pela DuPont após a vigência da EN 388:2016, norma que regulamenta a proteção das mãos do trabalhador contra riscos mecânicos, concluiu que luvas de Kevlar® fornecem no mínimo 30% a mais de resistência ao corte, além de serem 25% mais leves em relação aos seus concorrentes.

Dados do Anuário Estatístico da Previdência Social apontam que as mãos são a parte do corpo mais sensível quando o assunto é acidente de trabalho por motivo típico (causa inesperada). Em 2017, ocorreram 340.229 acidentes de trabalho por motivo típico no Brasil. Desse total, 128.299 (38%) atingiram os dedos (99.851) ou a mão (28.448) dos trabalhadores.

A EN 388:2016, nova versão da anterior, de 2003, é uma norma europeia que regulamenta luvas de proteção. A norma, que entrou em vigor em julho de 2017, é reconhecida pelo Ministério do Trabalho brasileiro. Uma das mudanças mais significativas foi a inclusão do método ISO 13997 (também conhecido como teste TDM 100) para avaliar o nível de resistência a cortes como teste obrigatório para luvas de média e alta resistência ao corte.

Até então, só um teste chamado Coupe (que classificava a luva em níveis de 1 a 5) era feito. Este método antigo era aceitável para materiais com baixa resistência ao corte, como couro e algodão, mas não se mostrou efetivo para avaliar materiais com alta resistência.

“A versão atualizada da EN 388 permitiu resultados bem mais precisos e confiáveis para o trabalhador brasileiro no quesito de segurança contra cortes”, explica Levi Silva, Gerente de Vendas da área de Proteção Pessoal da DuPont para a América Latina. “Antes, a norma previa apenas o teste Coupe, que podia apresentar falhas em amostras com materiais de alta performance. A mudança permitiu ensaios com o teste TDM 100, mais preciso e mais específico para tecnologias avançadas, como Kevlar® .”

A pesquisa da DuPont testou quatro materiais de EPIs com base na nova normatização: fios de tecnologia Kevlar® e do principal concorrente, além de couro e algodão. Os resultados foram categorizados com base na escala de referência para o teste TDM-100, que vai de A (resistência Leve, de até 2 Newtons) a F (resistência Alta, de 30 Newtons).

Os fios de engenharia com Kevlar® e aço registraram desempenho de corte mais de duas vezes superior em comparação aos fios de engenharia dos concorrentes. A tecnologia DuPont enquadrou-se na categoria E (resistência Média-Alta, de até 22 newtons), enquanto o principal concorrente alcançou a categoria C (Leve-Média, até 10 newtons). Couro e algodão enquadraram-se na categoria A (Leve).

“Os resultados mostraram que Kevlar® fornece pelo menos 30% maior resistência ao corte em uma base de peso igual. Kevlar® também pode ser 25% mais leve, proporcionando nível igual ou maior de resistência ao corte que os concorrentes, para maior conforto do usuário”, diz Levi Silva.

A pesquisa DuPont também usou parâmetros internacionais para mostrar que as luvas feitas com Kevlar® mantêm o desempenho de corte mesmo após dez ciclos de lavagem, o que significa menos substituições sem perder a eficácia. Testes de resistência à temperatura, contato com o calor e permeabilidade de ar também apontam desempenho superior do produto em relação aos concorrentes.

Sobre DuPont Segurança & Construção

DuPont Segurança & Construção é líder mundial no fornecimento de inovação para as necessidades essenciais da vida, como água, abrigo e segurança; permitindo que seus clientes beneficiem-se através de capacidades únicas, escala global e marcas icônicas, incluindo Corian®, Kevlar®, Nomex®, Tyvek®, GreatStuff™, Styrofoam™ e Filmtec®.

Notícias ::

Mais Itens ::