Brasil, 12 de Novembro de 2019

Manchas de óleo acendem alerta para o consumo de alimentos vindos do mar

Toxicologista da Unifesp comenta perigos em razão da contaminação causada pelos fragmentos de óleo que se espalham pelo litoral nordestino

Com o avanço das manchas de óleo para o estado da Bahia, agora são mais de 150 praias afetadas em todo o Nordeste. A preocupação, que já é grande com relação à questão ambiental, torna-se ainda maior com relação à saúde humana. Os perigos extrapolam o contato agudo das pessoas com o petróleo e alcançam a ingestão de alimentos marinhos.

“Além dos problemas já conhecidos, como a irritação de pele e mucosas, que podem surgir após o contato com o mar contaminado, nesse momento, é necessária uma atenção especial com os alimentos como peixes e frutos do mar”, alerta o toxicologista e patologista clínico Alvaro Pulchinelli, professor da Disciplina de Clínica Médica e Medicina Laboratorial da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Especialista dá orientações

O professor da Unifesp alerta que crustáceos bivalves, como mariscos e ostras, devem ser evitados, “pois são animais ‘filtradores’, ou seja, capturam seus alimentos pela passagem de água e podem, assim, acumular resíduos. De qualquer forma, como outros animais e peixes também sofrem potencial riscos de contaminação, o ideal é evitar o consumo enquanto perdurar o problema e as manchas não forem eliminadas.”

O consumo de alimentos contaminados vindos do mar podem causar gastroenterites caracterizadas por náuseas, vômitos e diarreias. Nesses casos, “é preciso buscar avaliação médica, uma vez que não há um tratamento específico, somente sintomático”, orienta Alvaro Pulchinelli.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS