Brasil, 17 de Novembro de 2019

Projeto social de Curitiba reaproveita uniformes de equipe de segurança para doações

Voluntárias do IBGPEX, instituto social da Uninter, removeram as logomarcas das roupas para que pudessem ser reaproveitadas

No mês de setembro, o projeto Fazendo Renda do Instituto IBGPEX, braço social do Centro Universitário Internacional Uninter, doou 95 peças de roupa para o projeto Café com Jesus, da Igreja Comunidade Cristã ABBA, projeto que desenvolve ação social com os moradores de rua. As peças pertenciam à equipe de segurança da instituição, que foi terceirizada. Para a doação, 15 voluntárias removeram as logomarcas da empresa e fizeram pequenas adaptações.

“É um uniforme de alta qualidade, feito para que os nossos porteiros aguentem o frio à noite. Escolhemos aqueles que estavam bons, já que não seriam mais usados depois da terceirização. Para fazer a doação, só precisávamos remover as logomarcas da empresa. Foi então que surgiu essa parceria”, diz a coordenadora de segurança da Uninter, Ana Siqueira. Ao todo, foram doadas 60 camisas, 22 blazers, dez jaquetas e três calças.

Quem recebeu as doações foi Fábio Ribeiro, voluntário da igreja ABBA e também funcionário na Uninter como diretor de cena do estúdio do campus Garcez. “Nós realmente buscamos tirar as pessoas das ruas. Além das roupas e alimentação, oferecemos culto, grupos familiares e, para aqueles que já estão melhores, tentamos buscar empregos entre os empresários da igreja”, explicou.

A diretora-presidente do IBGPEX, professora Adenir Fonseca dos Santos, afirmou que a doação foi uma forma de reconhecer os servidores da Uninter que, como Ribeiro, atuam como voluntários. “No dia 28 de agosto, comemoramos o Dia Nacional do Voluntariado. O trabalho dessas pessoas é essencial, porque supre necessidades de grupos específicos, como moradores de rua, crianças e mulheres, das quais as políticas públicas não dão conta”, afirmou.

O projeto Fazendo Renda

Com o objetivo de dar independência financeira para mulheres em situação de vulnerabilidade social, o projeto Fazendo Renda oferece um ano de curso gratuito de costura e artesanato. As matérias-primas usadas são, principalmente, retalhos e sobras de tecido, para que essas mulheres consigam começar a trabalhar sem grandes investimentos.

Ao final, as participantes recebem um certificado de extensão universitária -muitas desenvolvem atividades de geração de renda e continuam frequentando o Instituto IBGPEX como voluntárias. O projeto já capacitou mais de 500 mulheres, como Marly Gonçalves de Azevedo. Além de ganhar dinheiro com o que aprendeu, ela e mais duas amigas pegam o ônibus no Caiuá, em Curitiba, e vão até o centro da cidade todas as segundas-feiras para doar seu trabalho – um trajeto de cerca de 14 km.

“Demora para chegar ao centro, mas vale a pena. Nós criamos uma família aqui, não tenho mais como parar de participar. No trajeto de ônibus nós vamos conversando e brincando, sempre digo que não preciso sentar porque estou indo para a faculdade. É muito bom”, disse.

Além desse projeto, ela também contribuiu com a produção de cueiros, mantas, lençóis e camisolas que foram doados para a maternidade Mater Dei, além de toucas que serão doadas para a Liga das Mulheres com Câncer. “Começamos com peças simples e fomos evoluindo”, observou Marly.

Notícias ::

Mais Itens ::