Brasil, 19 de Novembro de 2019

Outubro Rosa: alerta e prevenção em pets

Câncer de mama pode afetar cadelas e gatas

Conhecida no mundo inteiro, a campanha Outubro Rosa tem como finalidade alertar a prevenção do câncer de mama e conscientizar as pessoas para que se examinem e tenham o diagnóstico precoce. Além de afetar homens e mulheres, a doença também pode atingir pets, como, por exemplo, gatas e cadelas.

A neoplasia maligna (tumor nas mamas) é o tipo de câncer mais comum desenvolvido nestes animais. Geralmente, o surgimento de nódulos, feridas na mama ou ao redor da pele são diagnosticados a partir dos 7 anos de idade.

Nesses casos de tumor, quanto menor for o tamanho do nódulo e precocemente for identificado, maior serão as possibilidades de cura, por isso é importante que o dono fique atento aos sinais e realize o diagnóstico o quanto antes.

De acordo com a médica veterinária oncologista Dra. Ana Paula, do grupo Vet Popular, a castração antes do 1º cio diminui em torno de 0,6 a 1% de chances de câncer, após o 2º cio, 5 a 8%, e 25% no terceiro período.

A veterinária alerta que castrar o animal antes do primeiro período não vale a pena, já que os índices apresentados são baixos, além do pet poder apresentar problemas hormonais. A recomendação é que a castração seja realizada a partir do segundo cio.

Diagnóstico

O diagnóstico pode ser realizado através do exame de citologia, e em caso de aparecimento de algum nódulo, recomenda-se apalpar a barriga do animal, e mesmo aparentando tratar-se apenas de um músculo, o recomendável é levar o pet ao veterinário para investigação.

Alguns dos fatores que contribuem para a manifestação da doença são obesidade, questões hormonais e pré-disposição genética.

Principais sintomas

Nódulos na região das mamas, feridas, secreção, falta de apetite, inchaço e vômito.

Tratamentos

O tratamento pode ser realizado através de cirurgia ou quimioterapia. Vale lembrar que cada caso é particular, mas os tumores em gatas tendem a ser mais agressivos e metastáticos.

Sobre o Hospital Veterinário Vet Popular

No mercado desde 2008, o Hospital Veterinário Vet Popular é o primeiro do país a promover medicina veterinária a preços populares. Com duas unidades 24h localizadas nas zonas Norte e Leste da capital paulista, além de um centro de diagnóstico, a empresa disponibiliza uma equipe qualificada de profissionais, aliada a infraestrutura completa, para atender diversas especialidades, como acupuntura, anestesiologia, cirurgia geral, clínica geral, internação, odontologia, oftalmologia, oncologia, ortopedia e silvestres. Compõem a relação de serviços oferecidos um centro de estética e farmácia veterinária, além da recém-lançada clínica móvel, na qual é possível realizar consultas, vacinas, exames de check-up, medicações, ultrassonografia e eletrocardiograma, sem se locomover com seu pet. Mais informações no site.

Publicidade

Notícias ::