Brasil, 22 de Novembro de 2019

Programa de incentivo ao emagrecimento de empresa completa cinco anos com mais de 500 kg perdidos

Sessenta funcionários participantes da edição deste ano tiveram, juntos, perda de 131,2% do percentual de gordura

Para a saúde, os benefícios de uma vida saudável são óbvios. No ambiente profissional, ela tem efeito direto no desempenho dos funcionários. Por isso, muitos empregadores estão de olho na melhoria da qualidade de vida dos empregados. E não é só isso, além de contribuir para maior produtividade, ela também impacta na economia, especialmente no custo total com planos de saúde.

O Programa Medida Certa, da Fresenius Medical Care, completa cinco anos com um total de mais de 500kg perdidos. Através dele, colaboradores são estimulados a saírem do sedentarismo e a fazerem uma reeducação alimentar através do acompanhamento de uma equipe multidisciplinar de profissionais como nutricionistas, professores de educação física, psicólogos e fisioterapeutas.

"Desde o início do projeto, em 2015, já foram realizadas 8 edições do programa para colaboradores. Ele é destinado a todas as unidades da empresa, não apenas ao escritório. Os colaboradores que ficam externos às nossas unidades têm a oportunidade de participar por meio do Programa à distância, em que criamos um ambiente virtual com informações e disponibilizamos consultas online com especialistas. Queremos atingir o máximo de funcionários possível para que possam ter uma vida plena e saudável. ", afirma Audrey Paciello, Diretora de Recursos Humanos da Fresenius Medical Care no Brasil.

O balanço é positivo: além dos quilos perdidos, foram eliminados quase dez metros de circunferência abdominal e cerca de 40% dos participantes deixaram a vida sedentária para trás e começaram a praticar algum exercício físico. "Incentivamos hábitos saudáveis e efetivamente retiramos mais de 70 pessoas da área de risco cardiovascular", afirma Audrey. "Na mesa de negociação do reajuste com a operadora, a promoção em saúde pesa positivamente".

Entre maio e setembro deste ano, foram selecionados sessenta funcionários com Índice de Massa Corporal bem acima do considerado normal, pressão arterial e circunferência abdominal em área de risco, segundo os protocolos da OMS. Ao longo de quatro meses, eles passaram por acompanhamento, tiveram aulas de culinária com receitas saudáveis, ministradas por uma chef, reaprenderam a se alimentar e superaram os momentos de dificuldade. Mas o resultado final valeu a pena.

Que o diga Gledson Silva. O assistente de contas a pagar, de 37 anos, sabia que precisava mudar seu estilo de vida: "Eu estava muito desregrado e tinha consciência disso. Queria me sentir melhor comigo, encontrar roupas que me caíssem bem e ter mais saúde para curtir a minha família".

Ele conta que o começo não foi fácil, ainda mais nos momentos de lazer, quando todos comiam fast food e ele se mantinha na linha. "O primeiro mês foi difícil, não vou mentir. Mas depois você acostuma e, quando vê chegou ao seu objetivo. Eu perdi 6,7kg, pulei do tamanho 46 para o 42 e nunca me senti tão bem. Com meu exemplo, minha esposa e filho passaram a se alimentar melhor, então agora temos uma alimentação saudável", diz. E não foi só na vida pessoal que ele sentiu mudança significativa. Os dias no trabalho rendem mais: "Na vida profissional me sinto mais motivado a enfrentar meus desafios".

Eduardo Oliveira, Coordenador de Inteligência de Serviços Técnicos da fábrica Fresenius em Jaguariúna, perdeu 10,5kg e 7,5% de gordura. Ele conta que se assustou em sua primeira avaliação: "Tinha o colesterol um pouco alto e, por isso, já vinha pensando em tomar alguma atitude. Mas quando vi que minha saúde estava em situação de risco, decidi me dedicar ao programa. Minha idade corporal indicou 55 anos, eu tinha 40. É preciso foco para resistir às tentações, mas quando vemos os resultados aparecendo pouco a pouco é muito gratificante".

Hoje, além de incentivar a família a se alimentar melhor – é dele a responsabilidade de preparar o jantar – ele se sente mais focado e eficiente. "Chegar ao fim do dia bem-disposto, graças a uma rotina mais saudável, é uma das melhores coisas que tirei desta experiência, sem contar que hoje minha idade é de 41 (fiz aniversário no meio do programa) e a corporal 42. Está tudo certo".



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS