Brasil, 22 de Novembro de 2019

Projeto Animafísica lança seu primeiro curta-metragem em animação

Imagem do filme “Quarks e Léptons” (divulgação) Imagem do filme “Quarks e Léptons” (divulgação)

“Quarks e Léptons” estará disponível na internet a partir de 25 de outubro.

Iniciativa de divulgação científica une pesquisadores do Instituto de Física da UNICAMP ao Núcleo de Cinema de Animação de Campinas.

Professores e alunos do Instituto de Física da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) lançam, no dia 25 de outubro, o curta-metragem “Quarks e Léptons”, uma animação sobre Física de Partículas. O filme faz parte do projeto Animafísica, que tem apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e visa ser uma ferramenta de divulgação científica voltada para o público não especializado e, principalmente, para jovens estudantes.

De acordo com o Prof. Dr. Orlando Luis Goulart Peres, coordenador geral do projeto temático ‘Desafios para o Século XXI em Física e Astrofísica de Neutrinos’, ao qual o Animafísica está ligado, “a proposta é despertar a curiosidade dos estudantes, aproximando o público em geral do universo da pesquisa e da Física de modo prazeroso”.

Haverá uma sessão especial do filme, aberta e gratuita, às 14h30, no auditório do Instituto de Física da Unicamp. No mesmo dia, às 17h, a animação completa estará disponível no canal do Animafísica no Youtube.

Segundo o Prof. Dr. Marcelo Moraes Guzzo, coordenador do Animafísica, o tema do curta-metragem é um conteúdo novo entre os alunos de Ensino Médio. “O estudo da Física de Partículas tem grande potencial de impacto no futuro da ciência no Brasil. Por isso estamos muito entusiasmados em dialogar com a nova geração, e, quem sabe, motivar estudantes a juntarem-se a nós”, convida.

A equipe, que inclui um grupo de alunos de licenciatura em Física, preparou também uma série de vídeos complementares, com explicações mais detalhadas sobre os conceitos que aparecem no filme. “Quarks e Léptons” conta a história de Mari, uma garota filha dos professores Pedro e Duda, que faz uma aposta com o pai, em troca de conseguir ingressos para o show da sua banda favorita. “Os ingredientes de humor, música e pequenas brincadeiras intercalam informações sobre Física de Partículas, que são passadas propositadamente de modo leve e até superficial, eu diria. O roteiro também deixa espaço para que o público imagine, questione e tire suas próprias conclusões”, explica o cineasta e animador Maurício Squarisi, responsável pela parte artística do curta, desenvolvido com a técnica do desenho animado em papel. Ao lado de Wilson Lazaretti, Squarisi dirige o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, prestes a completar 45 anos de atuação.

O site do projeto Animafísica é o www.animafisica.com.br. O teaser de “Quarks e Léptons” pode ser conferido neste link: https://youtu.be/NZvU1QslTCQ.

SAIBA MAIS

Canais Animafísica:

www.animafisica.com.br

Animafísica: Física de Partículas sob o olhar da animação

Produção de um curta-metragem em animação para divulgação científica ligada ao

Projeto Temático ‘Desafios para o Século XXI em Física e Astrofísica de Neutrinos’,

do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Apoio: Fapesp

Coordenação: Prof. Dr. Marcelo Moraes Guzzo

Pesquisador: Prof. Dr. Orlando Luis Goulart Peres

Animação de Mauricio Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

Colaboradores:

Eduardo Akio Sato (Mestre e Doutorando em Física pela Unicamp)

Dayane Fumiyo Tokojima Machado (Mestre em Divulgação Científica e Doutoranda em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp).

Material de apoio - Alunos de graduação do Instituto de Física da Unicamp:

Diego Sena Simão

Eduardo Scotton Arruda