Brasil, 21 de Outubro de 2019

Quanto vale o seu relacionamento?

Por Elismar Alves

Talvez nunca tenhamos pensado em relacionamentos sob o ponto de vista de valor. Não estamos falando só de valores monetários, falamos também de valores sociais e emocionais.

Quanto vale o seu relacionamento? Do ponto de vista financeiro, emocional, moral, em relação à sociedade e as famílias envolvidas?

Casais que se relacionam bem prosperam mais do que aqueles que não zelam pela relação. Os relacionamentos saudáveis, também, proporcionam uma saúde física melhor para os dois. Uma pesquisa de Harvard, que teve a duração de 50 anos, comprovou que ter um relacionamento de confiança mantém a memória por mais tempo e retarda o envelhecimento, além de produzirem indivíduos melhores para a sociedade.

Como pode ver, vale a pena investir para ter um relacionamento saudável e prazeroso. Todos, inclusive as pessoas a sua volta, têm a ganhar com os casamentos equilibrados e bem-sucedidos.

Investir nas relações pessoais afetivas é investir na cultura do autoconhecimento – que não é muito valorizada. Apenas algumas pessoas reconhecem os comportamentos inadequados que comprometem uma relação a dois, assim como poucos admitem que precisam – e podem – melhorar. Tendemos a reproduzir, inconscientemente, hábitos sociais e familiares sem questionar se são ou não ideais para o nosso relacionamento.

Imagine que se uma minoria da população tem autoconhecimento, menos ainda é capaz de conhecer e entender bem o cônjuge, a ponto de desenvolver uma comunicação saudável e adaptar seus comportamentos para melhorar a relação.

Isso tudo reforça a ideia de que não estamos bem educados para relacionamentos conjugais saudáveis. Basta analisar que não existe nenhuma matéria escolar que aborda o autoconhecimento e as dinâmicas interpessoais na nossa educação formal.

O casamento ideal não surge por acaso. Depende da nossa disposição em investir tempo e esforços para aprimorar a cada dia o relacionamento e fazê-lo ser “ideal” para os dois.

Eu faço agora um convite a você: que tal investir mais no seu relacionamento? Que tal agregar valor a ele? Fazer dele um oásis para o seu dia a dia?

Como sugestão para iniciar esta jornada de autoconhecimento e investimento pessoais, apresento o livro ‘SPA do casamento’, que tem a proposta de apresentar ferramentas técnicas e comportamentais – além de sugestões – para aprimorar relacionamentos.

Elismar Alves, administrador, especialista em gestão de pessoas, analista comportamental, teólogo e autor do livro SPA do casamento, publicado pela Literare Books International.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS