Brasil, 21 de Outubro de 2019

Treliças: estrutura proporciona visual imponente para áreas externas

Foto/J.Vilhora Foto/J.Vilhora

Além do viés estético, arquitetas explicam a importância de seu uso para sustentação de coberturas

Com a proximidade do verão, as áreas externas ganham destaque e se tornam um ambiente convidativo para atividades e reuniões com a família e amigos. No projeto desenvolvido pelas arquitetas Andreia Hernandes e Pilar Hernandez do escritório AHPH Arquitetura, a área da churrasqueira foi bastante valorizada pelo uso de treliças estrategicamente posicionadas para criar um visual charmoso e aconchegante.

De acordo com Andreia, treliças são estruturas formadas por elementos rígidos ligados entre si com articulações ou nós, e as cargas sempre ficam sobre estas juntas, sendo assim, as partes retas não exercem carga. “Quando se tem uma área muito grande e reta é preciso criar uma estrutura forte, caso contrário, ela não resiste e cai. Nestes casos usamos as treliças para fazer grandes vãos de forma que aguentem a força de tração e compressão”, esclarece a profissional.

O projeto

A construção da área de lazer e churrasqueira do casal de empresários que mora no bairro Riacho Grande, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, foi pensada para atender todas as suas necessidades. “Os moradores são caseiros e adoram receber os amigos, além disso, gostam muito da natureza e o restante da casa tem uma área verde incrível, então, pensamos em combinar todos estes pontos”, explicar Pilar.

Por ser uma área consideravelmente grande, com 120m², as profissionais optaram por usar treliças de madeira como base de sustentação para a cobertura. Andreia conta que, “foram usadas três tesouras com 12 metros de vão e cinco metros de altura, dando um pé direito que varia entre três e oito metros”; Pilar complementa, “como as treliças são amplas, optamos por vigas de 6x20 que as travassem e o resultado foi um visual rústico e imponente.”

“A madeira Guajará foi usada para compor as treliças, ela tem uma cor natural avermelhada e se parecem com mogno, é muito bonita. Fora isso, seu material não apodrece e é bem resistente, deixando os cupins banguelas”, brinca Pilar. Mesmo assim, antes do verniz, um repelente contra os insetos foi aplicado sobre todas as peças.

Este espaço fica em uma parte mais elevada se comparada ao resto do terreno, existe uma subida para chegar até a área, então, as treliças engradeceram esteticamente a cobertura e o projeto em si, criando um visual impactante positivamente logo que se entra na casa. “Outro ponto bacana do projeto, foi que aproveitamos a inclinação do telhado para fazer a coleta da água da chuva para uma cisterna de seis mil litros. Essa água é aproveitada para limpeza do quintal e rega do jardim”, revela Andreia.

Treliças de ferro e madeira

É possível trabalhar com dois tipos de materiais para criar treliças: ferro e madeira. Porém, existem diferenças que devem ser levadas em consideração na hora da escolha.

Em termos de versatilidade, as de ferro saem na frente, pois são pré-moldadas. No entanto, são mais indicadas para obras comerciais e galpões, tendo em vista que estas são mais pesadas e não são tão bonitas.

Já as de madeira são muito mais simples de se trabalhar, já que, existe uma mão de obra maior disponível para este serviço. É importante se atentar a alguns detalhes como o tamanho da madeira, engrossamento e como elas serão parafusadas. Deste modo, elas podem criar um visual complexo, como uma obra de arte.

O tipo de material vai depender do modelo de projeto proposto, mas nos dois casos o resultado será bastante satisfatório.

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS