Brasil, 21 de Outubro de 2019

Dia do Atletismo: 6 dicas para iniciantes na corrida

ShutterStock ShutterStock

Educador físico ensina pontos importantes para evitar lesões e ter bom rendimento nos primeiros quilômetros

Comemorado em 9 de outubro, o Dia do Atletismo homenageia uma das práticas esportivas mais antigas do mundo, formada por um conjunto de modalidades competitivas.

Hoje, a corrida é a categoria mais praticada, ganhando muitos adeptos por sua simplicidade e eficiência. Apesar de ser um ato natural do corpo, correr também exige treino e técnica.

Antes de dar os primeiros passos, o educador físico Rafael Oliveira*, da SELFIT Academias, recomenda procurar um médico para avaliação física da saúde e um profissional especializado para ajudar na escolha do calçado.

O profissional listou abaixo 6 dicas para iniciantes, que devem ficar atentos a pontos importantes.

Respiração

“A respiração deve ser confortável, pelo nariz ou pela boca. O correto é respirar de maneira compassada, inspirando pelo nariz e expirando pela boca, e você pode praticar alguns exercícios de respiração antes do treino, ajudando a manter o ritmo correto durante o processo.”

Descanso

“O descanso é fundamental para recuperar as forças e prevenir lesões. O corpo precisa se acostumar e processar os estímulos do dia anterior, por exemplo. Então, recomendo dois dias de descanso no começo.”

Musculação e exercícios de força

“O risco de lesões é existente para qualquer praticante, mas, com músculos fortalecidos, as chances são menores. É muito importante trabalhar as pernas, o quadril e as coxas. Faça musculação ou treinos para o fortalecimento.”

Alimentação

“O ideal é comer uma hora antes da atividade física, de forma equilibrada. Procure um nutricionista para uma sugestão de cardápio ou opte por frutas e alimentos mais leves.”

Aquecimento

“Faça um aquecimento leve antes de começar, entre cinco ou dez minutos no máximo. Caminhadas rápidas ou subir escadas são boas opções, por exemplo.”

Movimentos do corpo

“Ficar atento aos movimentos do corpo evita dores e lesões. Por exemplo, a cabeça deve estar reta, olhando sempre para frente e mantendo o pescoço e a mandíbula relaxados. Os ombros devem ficar mantidos para trás e para baixo durante a corrida e os braços em um ângulo de 90º. Os joelhos, por sua vez, devem ficar levemente dobrados, absorvendo o impacto da corrida na superfície.”

*Rafael Oliveira é formado em Educação Física pela UEL (Universidade Estadual de Londrina - 2005), especialista em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pela UNOPAR (Universidade Norte do Paraná), supervisor técnico da Unidade Limão da rede SELFIT Academias e atleta amador de Futebol Americano pelo Brasil Devilz.

Sobre a SELFIT

A SELFIT Academias foi fundada em 2012, com a primeira unidade implantada em Salvador, na Bahia. Em 2015, a rede decidiu se associar ao fundo H.I.G Capital, elevando o negócio a uma nova escala e acelerando o seu crescimento.

A marca inovou na construção de um modelo proprietário com a criação de uma estrutura única, composta por espaços especiais conectados às principais tendências mundiais.

A SELFIT iniciou em 2019 um forte processo de expansão para o Sudeste brasileiro, que inclui o sistema de franquias também.

Até o final de 2020, a meta é chegar a mais de 120 unidades em todo o País. O formato da academia tem o objetivo de atender às necessidades dos alunos que desejam encontrar a sua melhor versão, desenvolvendo uma relação de felicidade, leveza e
prazer com os exercícios.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS