Brasil, 21 de Outubro de 2019

Empresas com maior diversidade cultural e de gênero lucram mais

Visões diferentes fazem corporações crescerem

Um estudo sobre diversidade realizado pela consultoria McKinsey and Co. em 12 países mostra que as empresas com times de executivos com maior variedade de perfis são mais lucrativas. Ao menos mil empresas globais foram analisadas. As companhias com maior diversidade de gênero da amostra possuem 21% mais chances de apresentar resultados acima da média do mercado do que as empresas com menor diversidade do grupo. No caso da diversidade cultural e étnica, a variedade é ainda mais premiada e esse número sobe para 33%.

Madalena Feliciano, consultora executiva de carreira e master coach, entende como fundamental a diversidade no ambiente de trabalho para ampliar as visões. “O jovem tem uma cabeça, o profissional mais maduro tem outra, e conseguem contribuir de uma maneira geral para melhorar o negócio com novas ideias e novas perspectivas até mesmo no desenvolvimento emocional”.

A CEO do IPCoaching e da Outliers Careers conta que em seu time de colaboradores, ela dá oportunidade a vários grupos distintos.

Madalena emprega profissionais mais experientes, jovens aprendizes, héteros e homossexuais. “Não tenho nenhum tipo de préconceito, gosto de trabalhar com pessoas mais maduras, mas também com profissionais mais jovens, oportunidades para homossexuais independentes do gênero, mulheres com filhos, etc. Madalena conta que em sua empresa trabalha um casal homossexual e que nunca ocorreu nenhum tipo de problema, inclusive quanto a separação dos papéis, profissional e pessoal.”

Respeito, igualdade e empatia são fundamentais para um ambiente saudável e com bons resultados! ” Diz a empresária e completa: “Pessoas felizes produzem mais! Uma empresa que abre as portas para as diferenças, terá como retorno inovação, criatividade, engajamento e com certeza maior dedicação de seus colaboradores!

Diversidade é solução para as corporações. O preconceito em empregar funcionários de grupos minoritários gera perda da chance de evoluir como empresa. São novas ideias, novos conceitos e novas maneiras de levar o seu negócio. Madalena afirma que agregar formas diferentes de pensamento é benéfico para o desenvolvimento humano, segmento no qual atua. Somos apenas humanos, podemos e devemos evoluir todos os dias!

Madalena Feliciano
Gestora de Carreira