Brasil,

Pesquisadora do Butantan descobre espécies de aranhas, batizadas com nomes de astros do rock e do heavy metal

Andre Matos (Viper, Angra e Shaman), Bruce Dickinson (Iron Maiden), Klaus Meine (Scorpions) e Rick Allen (Def Leppard) foram os homenageados pela bióloga do Instituto Butantan

Quatro espécies de aranhas receberam nomes científicos baseados em artistas de grandes bandas do rock e do heavy metal. A bióloga e grande apreciadora do gênero musical, Cristina Anne Rheims, quis homenagear o vocalista das bandas brasileiras Viper, Angra e Shaman, Andre Matos (falecido em 8 de junho deste ano), o vocalista da banda inglesa Iron Maiden, Bruce Dickinson, o vocalista da banda alemã Scorpions, Klaus Meine, e o baterista da banda inglesa Def Leppard, Rick Allen. Iron Maiden e Scorpions vão se apresentar no próximo dia 4 de outubro na edição deste ano do Rock in Rio, festival que começa nesta sexta-feira (27), no Rio de Janeiro.

Descritas e publicadas na revista científica Zootaxa na última segunda-feira (23), as espécies foram descobertas em matas de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo e são todas pertencentes à família Sparassidae e do novo gênero Extraordinarius, criado também pela pesquisadora. Elas medem entre 1cm e 2cm de comprimento, possuem hábitos noturnos e não oferecem perigo ao ser humano.

De acordo com as regras de taxonomia (nomenclatura científica dos seres vivos), as nomeações são Extraordinarius andrematosi, Extraordinarius brucedickinsoni, Extraordinarius klausmeinei e Extraordinarius rickalleni. “Os nomes dessas espécies são em homenagem a pessoas que de alguma forma são extraordinárias, no meu ponto de vista”, explica Cristina.

Para a bióloga, a história destes artistas é digna de homenagem. “O Andre era uma pessoa incrível – músico, maestro, compositor e tocava piano. O Bruce é vocalista de uma das maiores bandas de heavy metal do mundo, ele pilota o próprio avião e é empreendedor. O Klaus é vocalista de uma banda que eu adoro, e o Rick é um baterista que perdeu um braço ao sofrer um acidente de carro. Ele então adaptou o instrumento que tocava para os shows. Isso para mim é um exemplo de superação”, ressalta.

As novas aranhas estão descritas no artigo “Extraordinarius gen. nov., a new genus of Sparianthinae spiders (Araneae: Sparassidae) from southeastern Brazil”. A pesquisa contou com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS